Fotógrafa e designer, Satil apresenta “Forma e Reforma” na Fábrica Bhering até 28 de fevereiro
A fotógrafa e designer gráfico Celia Satil apresenta sua obra Forma e Reforma até o dia 28 de fevereiro na Fábrica Bhering. A exposição faz parte do projeto Fotografia Arte Plural, na Icon Galeria, composto por intervenções artísticas em fotos de painéis de rua. O projeto de Celia trabalha a criação do objeto fotografado com a (re)criação visual, ou seja, a formação da imagem e sua reforma através do design. A curadoria é de Angela Magalhães e Nadja Peregrino.
“O sentimento provocado não é único, é diversificado pelo olhar de cada um. Decoração e arte fotográfica das formas em movimento, intensifica a imagem da forma e conduz caminhos ao olhar, a própria forma infinita na construção. Essa forma é resultado de sentimentos, é a minha percepção da natureza, através do meu interesse pela luz, pelas cores, pelos formatos e manifestações artísticas. É um movimento de alteração da forma da imagem, um ato de reforma, que cria a nova forma, a partir de percepções, emoções, idéias e interesses pessoais. Provocar esses sentimentos e resultados diferentes é estimulante para mim, tanto na minha concepção artística, como na fotográfica. É o prazer de executar com arte diversas combinações”, explica a artista.
“Forma e Reforma” já foi exposta em uma das galerias do Centro Cultural da Justiça Federal (CCJF), em 2015. Satil também foi uma das participantes do FotoRio, no mesmo ano, evento internacional de fotografia que celebrou os 450 anos do Rio de Janeiro.
A exposição funciona aos sábados, das 14 às 19hs. Visitas podem ser agendadas com Paulo Salgado (Icon Galeria), pelo celular 21-99204-8892, durante a semana. O Espaço Bhering fica na Zona Portuária do Rio de Janeiro e reúne ateliês de pintura, escultura, fotografia, restauração, entre outros ambientes, ligados à arte contemporânea e aos estilos e pluralidades dos movimentos artísticos cariocas.
Sobre a autora:
Celia Satil é formada em Designer Gráfico pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e tem pós-graduação em Fotografia pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). Atua profissionalmente desde 1992. Atualmente é integrante do Coletivo 6por6, que surgiu da união de um grupo de ex-alunos do curso de Pós-graduação da UCAM, em 2012, dedicado a fotografar diversos temas.
Marcelle Pacheco – Jornalista/Journaliste – Masterante (M2) en Études de Genre/ Université Paris 8 – Vincennes-Saint-Denis