90anos

Em 5 de junho de 1934, o Engenheiro Civil Dulphe Pinheiro Machado presidiu a primeira sessão Plenária do Conselho da 5ª Região, que viria a se tornar o atual Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do Rio de Janeiro. Naquele dia, quando deu posse aos primeiros diretores, onde hoje é o Museu Nacional de Belas Artes, ele afirmou que ali “tinha início uma nova era”. Desde então, o trabalho diário do Crea-RJ tem sido o de assegurar que as Engenharias, a Agronomia e as Geociências sejam praticadas dentro da legalidade, por profissionais tecnicamente habilitados, contribuindo, assim, para o bem-estar da população.

Nove décadas depois de sua fundação, o Crea-RJ segue no objetivo de oferecer excelência em sua atuação e promover constantemente o conhecimento e a importância das áreas por ele abrangidas, ampliando o seu papel de instituição responsável pela fiscalização do exercício profissional, em defesa da sociedade.

É fundamental evidenciar a importância do caminho percorrido e a valorização do legado existente. Mas, ao mesmo tempo, é preciso deixar claro que o olhar da instituição está voltado para o amanhã. Celebramos o passado, escrevemos o presente e projetamos o futuro. E nesse sentido, o perfil do Crea-RJ tem sido contemporâneo às necessidades de cada época, adequando-se constantemente às demandas do crescimento, baseado na qualidade de vida e no desenvolvimento sustentável. 

Ao longo do tempo, o Crea-RJ mostrou-se ousado, introduzindo novas ferramentas de planejamento, inteligência e gestão, com foco na qualidade, eficácia e inovação. Da mesma maneira, agora, quando são comemorados os 90 anos de criação, é crucial seguir sendo produtivo, criativo, inovador e focado nas necessidades vigentes. Pois esse é o cotidiano dos profissionais atuais: concepção, técnicas avançadas e dimensionamento seguindo de mãos dadas com pesquisa, criatividade e trabalho árduo. A combinação de tradição e inovação é uma característica distintiva dos profissionais do Sistema Confea/Crea e Mútua, cujo vasto conhecimento amplia as fronteiras das possibilidades, superando obstáculos e antecipando desafios.

A gestão de relacionamento, a orientação, a informação e a transparência representam os vetores principais e deles reveste-se o Crea do Rio para a caminhada dos próximos anos. A excelência acumulada, a parceria política e a inteligência adquirida ao longo de 90 anos são os principais alicerces. Comemoramos essa data certos de que seguiremos trabalhando na construção de diferentes pontes rumo ao futuro.

Neste momento de celebração, o Crea-RJ reafirma seu compromisso de continuar a servir a sociedade, de promover a ética, a responsabilidade e a excelência profissional e de contribuir para um Rio de Janeiro e um Brasil cada vez melhores. Temos a convicção de que junto aos mais de 110 mil profissionais, às 20 mil empresas e aos inúmeros estudantes que logo ingressarão formados no mercado de trabalho, uma nova realidade pode ser moldada, elevando os padrões da atividade produtiva e pavimentando um caminho seguro para o crescimento e para o desenvolvimento nacional.