Ao dar posse a novos 19 inspetores do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (Crea-RJ), em Nova Friburgo, nesta quarta, dia 11, Dia do Engenheiro, o presidente do Conselho, engenheiro Miguel Fernández, ressaltou a importância do município para a economia e as engenharias no estado, com sua vocação agrícola e as indústrias têxtil e de metal-mecânica. O município é um dos maiores exportadores de cadeados e fechaduras para a América do Sul.
Ao fazer um balanço positivo da atual gestão, que já nomeou mais de 120 inspetores, o presidente do Crea-RJ anunciou que pretende, no próximo ano, transformar as 32 inspetorias do Crea-RJ em pontos de encontro para valorização dos profissionais das engenharias. As representações do Conselho em todo o estado terão, inclusive, espaços para coworking, a fim de ajudar os profissionais registrados. O Crea-RJ reúne hoje cerca de 110 mil profissionais e mais de 20 mil empresas em todo o estado.
Os inspetores da Região Serrana estão distribuídos por Nova Friburgo (três), Petrópolis (dois), Teresópolis (três), Miguel Pereira (três) e Três Rios (3). Outros cinco inspetores vão atuar em Paraíba do Sul, Sapucaia, Comendador Levy Gasparian, Areal e Sumidouro. Petrópolis tem grande concentração de engenheiros em função da indústria cervejeira da região.
Os inspetores do Crea-RJ atuam como representantes do Conselho junto a entidades públicas e privadas de suas regiões, colaborando também com a fiscalização do exercício legal das profissões do Conselho. A nomeação é publicada em Portaria do Crea-RJ, mas os inspetores atuam como voluntários, sem remuneração.
“Escolhi a Inspetoria de Nova Friburgo para fazer a última posse do ano porque sofri aqui a maior derrota nas eleições de 2023 e quero mostrar que o processo eleitoral democrático é uma coisa e a gestão é outra. Queremos mostrar a unidade que queremos construir em defesa do nosso setor profissional. Através do diálogo vamos entender como podemos trabalhar em conjunto, apesar de não concordarmos em tudo”, afirmou Miguel Fernández, na Inspetoria de Nova Friburgo, no Centro da cidade.
O presidente do Crea-RJ agradeceu a todos “por toparem esse desafio, já que o cargo de inspetor é um trabalho voluntário, em prol do nosso setor profissional”.
Fernández lamentou a demora da posse, mas defendeu que as dificuldades podem acabar ajudando. “Quando fiz o caminho de Santiago de Compostela, o fiz sem pressa e sem pausa para completar o caminho”, lembrou
Além das vocações econômicas do município, Fernández destacou que é preciso estarmos atentos a desafios como o da desordem urbana e da ocupação desordenada das encostas, que tornaram-se flagrantes na tragédia climática de 2011, que o município soube superar com muito trabalho e resiliência.
Miguel destacou a importância dos inspetores que atuam como representantes da presidência, fazendo a intermediação entre o Crea-RJ e os profissionais em campo. Os inspetores vão representar os maiores municípios da Região Serrana, como Teresópolis e Petrópolis, onde a indústria cervejeira é considerada de ponta.
Durante a solenidade, o diretor-geral da Mútua-RJ, Jamerson Freitas, lembrou que os engenheiros e engenheiras devem se associar à entidade que oferece imensos benefícios aos profissionais do Sistema Confea/Crea. A diretora administrativa da Mútua-RJ, Ana Paula Masiero, parabenizou os novos inspetores, colocando a Mútua à disposição deles.
Participaram da solenidade o superintendente técnico do Crea-RJ, engenheiro Leonardo Dutra; os conselheiros Osvaldo Neves, da Câmara de Segurança do Trabalho, e Fernanda Villarinho, da Câmara de Agronomia; o gerente das regionais do Crea-RJ, engenheiro Ronaldo Kampel; o chefe de Gabinete da Presidência, Rodrigo Machado.
Entre os inspetores empossados, um dos profissionais mais experientes é o engenheiro agrônomo Antônio Gualano Consentino Junior, de Friburgo. Ele se formou em 1982 pela Escola de Agronomia Eliseu Maciel, da Universidade Federal de Pelotas (RS).
“Quero poder ajudar o produtor rural, representando-os junto ao Crea-RJ e ao poder público”, afirmou Consentino, que recebeu os cumprimentos do vereador eleito Rômulo Pimentel, do Podemos de Friburgo, que foi prestigiar a posse dos inspetores.
“Depois da tragédia de 2011, ficou flagrante a importância das atividades da Engenharia e do Crea-RJ na região. Fico feliz por essa conquista do Consentino e desejo bom êxito na carreira de todos os inspetores do Crea-RJ”, afirmou o vereador Rômulo.
As mulheres, como sempre, foram bem representadas entre os inspetores empossados na Região Serrana. Duas delas, Laysa Tamer Alves e Isabela Oliveira são jovens engenheiras civis em Miguel Pereira, município que cresce a cada dia como polo turístico, favorecendo a indústria da construção civil com a construção de hotéis e pousadas na região.
“A função principal do inspetor é aproximar do Crea-RJ os profissionais na ponta, representando a presidência, para uma melhor fiscalização das atividades profissionais que englobam nosso Conselho. Minha expectativa é de contribuir de forma muito positiva para isso”, afirmou a engenheira Isabela.