Dia do(a) Engenheiro(a) Avaliador(a) e Perito(a) de Engenharia

No dia 13 de dezembro, é comemorado o Dia do(a) Engenheiro(a) Avaliador(a) e Perito(a) de Engenharia. A data foi definida pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), por meio da Deliberação n° 46/ 2003, da Comissão de Assuntos Nacionais (CAN), com objetivo de destacar a importância e reconhecimento desses profissionais, que são fundamentais para garantir a segurança e a qualidade dos mais diversos projetos e setores, como imobiliário, jurídico e industrial. 

Os(As) engenheiros(as) avaliadores(as) e peritos(as) são responsáveis por vistoriar e avaliar imóveis, terrenos, plantações, patrimônios históricos, equipamentos, maquinários, emitir pareceres e laudos científicos, que podem colaborar nas decisões do Poder Judiciário. Com foco na Perícia, também podem exercer em áreas trabalhistas, previdenciária, acidentes, sinistros e patologias de imóveis e tem como eixo eliminar riscos e perdas em projetos e bem patrimoniais. De modo geral, também analisam valores de bens, direitos e custo de produção, unindo conhecimento técnico e científico. 

O Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia (IBAPE) é uma entidade federativa, de caráter técnico, encarregada do desenvolvimento das atividades profissionais da Engenharia e da Arquitetura que atuam no campo de bens e perícias, desde 1957. Também está relacionada às principais iniciativas relacionadas à transmissão de conhecimento técnico e treinamento de uma categoria que se destaque no cenário atual. O IBAPE também possui uma Certificação para profissionais registrados no Crea, para reconhecer o domínio da técnica, da ética e do compromisso ambiental, conforme estabelecido a níveis técnicos e sociais. 

As atividades desempenhadas pelos profissionais formados neste ramo foram normatizadas pela Resolução Nº 345, publicada em 27 de julho de 1990, do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea).  

Como ingressar na carreira?

 Para exercer a carreira de Avaliação e Perícia, é preciso ter formação em qualquer área da Engenharia. Após a graduação, a especialização pode ser feita por meio de pós-graduação, como MBA (lato sensu) ou mestrado (stricto sensu) em Engenharia de Avaliações e Perícias. O curso também é oferecido como extensão, oferecido por universidades e instituições de classes, como é o caso da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Na UFF, há o curso de extensão de Engenharia Legal e de Avaliações, que oferece disciplinas como Perícias de Engenharia Elétrica, de Telecomunicações, Ambiental, de Segurança, Noções de Empreendedorismo, Marketing Pessoal, Responsabilidade Civil e Criminal e Noções de Direito Civil e Comercial. O curso apresenta também a avaliação de imóveis sob a nova norma de Avaliações de Bens (ABNT 14653), com Introdução à Inferência Estatística.

Funções 

Combinando habilidades técnicas, científicas e conhecimentos multidisciplinares com análise crítica, ao determinar o valor de bens, direitos e custos de produção, desde a investigação de casos na avaliação de danos causados ao meio ambiente até a determinação de valores de um imóvel em processo de desapropriação, esses profissionais atuam das seguintes formas: 

- Avaliação de Propriedades: realizam a inspeção e avaliação de terrenos, sejam urbanos ou rurais, edificações e outros recursos imobiliários. Com sua especificação, determinam valores de mercado, custos de produção e valores de quitação;

- Análise de Mercado: atuam, analisam e investigam os motivos das tendências do mercado imobiliário, considerando demanda, fatores que influenciam os preços, a preferência de quem irá investir no setor, sejam moradores, sejam empresas, e as variáveis que influenciam o preço total;

- Conformidade Normativa: atestam que as avaliações estejam de acordo com as regras técnicas estabelecidas pela ABNT;  

- Consultorias: esse tipo de Engenharia também é responsável por realizar consultorias em áreas como eficiência energética, acessibilidade e sustentabilidade em diversas instituições, como as de ensino e de agências governamentais. 

- Perícias em equipamentos: Para avaliar a segurança e viabilidade do funcionamento de equipamentos, desde o uso para laboratórios, de níveis industriais, até espaços escolares. 

 

O Crea-RJ parabeniza todos os(as) engenheiros(as) avaliadores(as) e peritos(as) pela dedicação ao aplicar inovações na solução e prevenção de problemas, para que o funcionamento de outras Engenharias possam estar a salvo e dentro da legislação vigente. A Engenharia é aplicação de técnicas, inovação, cuidado e segurança na vida da sociedade. 

 

 

 

Dia do(a) Engenheiro(a) Avaliador(a) e Perito(a) de Engenharia