Parabéns ao município de Niterói, por seus 451 anos!

Niterói, palavra que em tupi significa “água escondida”, era primitivamente habitada pelos índios tamoios. Após a chegada dos portugueses, a região tornou-se alvo dos que se aventuravam pelo Atlântico Sul, sendo os franceses os primeiros a instalar-se nos domínios da baía de Guanabara, nas ilhas e mesmo em terras do continente. 

Os tamoios deram apoio aos franceses. Em 1564, os temiminós catequizados pelos jesuítas e comandados por Araribóia vieram do Espírito Santo, na frota de Estácio de Sá, para combater franceses e tamoios. Com a vitória sobre os invasores, Mem de Sá, governador-geral, em 1568, atendeu à petição de Arariboia, cedendo terras que iam das praias da Boa Viagem e do Gragoatá até a região do Maruí. 

A aldeia, chamada de São Lourenço dos Índios, foi instalada no morro de São Lourenço. Uma ermida foi construída e dedicada ao santo. Com o tempo, a aldeia cresceu, mantendo os indígenas pequenas roças de milho e de mandioca, ao lado de uma incipiente indústria de cerâmica. 

Com a morte de Araribóia, a região continuou a crescer, mas longe da aldeia de São Lourenço. A ocupação dos espaços deu-se por regiões mais facilmente alcançadas por mar (Icaraí, São Domingos, Itaipu). 

A primeira freguesia, São João Batista de Icaraí, data de 1669. Depois, vieram as de São Lourenço dos Índios, em 1752, e São Sebastião de Itaipu, em 1755. Em 1819, foi instalada a vila real da Praia Grande, tornando a região emancipada pelo alvará de 10 de maio, com a instalação dada em 11 de agosto do mesmo ano, trazendo nova era de desenvolvimento para a região. 

Em 1834, foi alcançada a autonomia da província do Rio de Janeiro, tendo sido escolhida Niterói como sua capital, elevada à categoria de cidade, em 1835. 

Atualmente, Niterói vive um novo período de desenvolvimento, tendo sido eleita como moradia de muitos cariocas, passando por muitos melhoramentos urbanísticos e sociais. 

O Crea-RJ parabeniza Niterói por seus 451 anos, celebrando todos os profissionais do Sistema Confea/Crea que atuam no município, trabalhando pelo desenvolvimento da região!

 

Fonte: TCE/RJ - Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro

 

Parabéns ao município de Niterói, por seus 451 anos!