Presidente do Crea-RJ faz visita técnica a centros de controle da distribuição de gás da Naturgy

O responsável técnico da Naturgy, engenheiro Diogo Franco, explica ao presidente do Crea-RJ o funcionamento do Centro de Controle de Operação de Rede

A convite da diretoria da Naturgy, o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio  de Janeiro (Crea-RJ), engenheiro Miguel Fernández, fez uma visita técnica nesta quinta-feira, dia 21, à sede da concessionária responsável pelos serviços de abastecimento de gás natural do Estado do Rio, que fica na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio. A Naturgy é uma empresa espanhola que atua na comercialização e distribuição de gás natural no Brasil, sendo uma das principais concorrentes da Petrobras. No Rio, a empresa tem 1 milhão e 100 mil clientes, entre residências e empresas.

Recebido por diretores da empresa, o presidente do Crea-RJ visitou instalações da sede da Naturgy, como o Centro de Controle de Atendimento de Urgência e o Centro de Controle de Operação de Rede, que funcionam 24 horas por dia, oferecendo todas as condições de monitoramento do sistema de abastecimento de gás natural de todo o estado.

O responsável técnico pela distribuição de gás da Naturgy, engenheiro Diogo Ribeiro Franco, explicou que o Centro de Controle de Atendimento de Urgência dispõe de plataforma da Oracle que permite identificar rapidamente qualquer problema de vazamento de gás a partir de informações dadas pela central telefônica da empresa.

“A partir de palavras-chave descritas num script, o técnico vai categorizar as prioridades de atendimento; uma equipe é enviada imediatamente ao local para as providências necessárias; esse sistema funciona até num smartphone”, explica Diogo Franco, acrescentando que anualmente são registradas até 300 ocorrências de avarias em todo o sistema de gestão de distribuição no estado.

O responsável técnico da Naturgy mostrou também como funciona o monitoramento feito no Centro de Controle de Operação de Rede, que exibe, entre outros, o mapa de toda a rede, com linhas de alta, média e baixa pressão – a que chega nos usuários finais. O engenheiro Diogo mostrou que o sistema dispõe até de visualização das estações de distribuição do gás, por meio de tecnologia semelhante ao Google Street View.

O presidente do Crea-RJ, Miguel Fernández, disse ter ficado impressionado com os avanços tecnológicos da Naturgy na gestão da distribuição de gás.

“Tivemos a oportunidade de visitar hoje a Naturgy, que é a concessionária responsável pelos serviços de abastecimento de gás natural do Estado do Rio, com o responsável técnico e outros membros da diretoria, falando sobre essa grande empresa de Engenharia de nosso estado, conhecendo os avanços tecnológicos em sua central de operação, como se faz toda essa gestão. É Engenharia na veia. Vocês da Naturgy estão de parabéns. É o Crea cada vez mais próximo das empresas e dos profissionais, trabalhando a favor do nosso estado e da Engenharia”, afirmou Fernández.

Presidente do Crea-RJ faz visita técnica a centros de controle da distribuição de gás da Naturgy