Crea-RJ recebe homenagem da Escola Politécnica da UFRJ

A Escola Politécnica (Poli) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) completou 150 anos de existência em 2024 e homenageou pessoas e instituições que contribuíram significativamente para sua trajetória, em evento realizado no último dia 28 de novembro, na sede do Clube de Engenharia. 

O Crea-RJ foi homenageado com a medalha especial comemorativa, cunhada pela Casa da Moeda, que foi entregue a 50 instituições que contribuíram de maneira especial para o desenvolvimento da Engenharia brasileira e da própria Poli, no último século e meio. O 2º Diretor-Administrativo do Conselho, engenheiro de Produção e de Segurança do Trabalho Livio Marco Assis de Almeida, compareceu à solenidade para receber a distinção. 

Para ele, a Escola Politécnica é um marco na formação de profissionais que transformaram o Brasil ao longo desses anos, consolidando uma base técnica e científica essencial para o desenvolvimento do país. “Receber, em nome do Crea-RJ, a medalha comemorativa pelos 150 anos da Escola Politécnica da UFRJ foi uma grande honra e um momento de grande significado. Esta condecoração é mais que um reconhecimento ao Conselho, é a representação da parceria histórica entre as instituições, no que diz respeito à construção e ao fortalecimento da Engenharia brasileira”, afirmou emocionado.

Detalhes da medalha 

Na medalha há imagens em destaque do antigo prédio da Escola Politécnica da UFRJ, situado no Largo São Francisco, onde atualmente funcionam os institutos de História e de Filosofia e Ciências Sociais, e também de Visconde de Rio Branco, juntamente com as seguintes legendas: 150 anos do primeiro estabelecimento civil para o ensino de Engenharia; Visconde do Rio Branco; e Escola Polytechnica, com as datas de 1874 e 2024.

A fundação 

Fundada em 1792, a unidade acadêmica nasceu como Real Academia de Artilharia, Fortificação e Desenho do Rio de Janeiro, um centro de formação de Engenharia para militares. Em 25 de abril de 1874, foi transformada, por um decreto imperial, em Escola Polytechnica do Rio de Janeiro (então, grafada com “y” e “h”), passando a oferecer formação à sociedade civil. Com a criação da UFRJ, em 1920, a Escola Politécnica integrou seu núcleo inicial, ao lado da Faculdade Nacional de Direito e da Faculdade de Medicina. 

Cooperação para a educação

Na ocasião, foi oficializado um termo de cooperação com o Instituto Patrimonial Reditus, criado por ex-alunos da Poli. O acordo contempla o financiamento de projetos acadêmicos, a concessão de bolsas para estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica e a implementação de programas de mentoria e orientação. A parceria com a UFRJ busca ampliar esses programas e fortalecer o impacto positivo das iniciativas no âmbito acadêmico.

Confira o vídeo com a fala do diretor Livio Almeida

 

Após ter representado o presidente do Crea-RJ, Miguel Fernández, na cerimônia, o diretor Lívio Almeida entregou a medalha comemorativa, em encontro realizado no Gabinete da Presidência.

 

Crea-RJ recebe homenagem da Escola Politécnica da UFRJ