Câmara Especializada de Engenharia Mecânica e Metalurgia do Crea-RJ realiza visita técnica ao Porto do Açu

Câmara de Engenharia Mecânica: Jonatha Gomes, Agenor Junqueira, Jaques Sherique, Nei Beserra, Alberto Balassiano, Marcelo Fernandes, Gisele Saleiro, Layzza Tardin, Lucyane Almeida e Pedro Paulo Thobias

A Câmara Especializada de Engenharia Mecânica e Metalurgia do Crea-RJ realiza visita técnica ao Porto do Açu, maior porto-indústria da América Latina, em São João da Barra, no Norte Fluminense.  O empreendimento teve a sua construção iniciada em 2007 e foi projetado para atender à crescente demanda por infraestrutura logística e portuária no país.  O projeto envolveu uma complexa Engenharia, que alia inovação e sustentabilidade.

O Porto do Açu em Números
  • Possui uma área total de 130 km²; 
  • 40 km2 dedicados a uma reserva natural;
  • investimento de 20 bilhões de reais;
  • conta com 22 empresas instaladas;  
  • 11 terminais de classe mundial;

A visita técnica foi conduzida pelo gerente de Engenharia da Porto do Açu Operações, engenheiro eletricista Antonio Oliveira. 

“A presença do Crea-RJ tem se tornado cada vez mais intensa e participativa. Faz com que todos os terminais cresçam dentro da legislação, dentro dos procedimentos, dentro das normas vigentes. E a Fiscalização, que começou no início da nossa gerência, tornou o porto mais integrado e todo mundo trabalhando dentro das conformidades”, afirma Antonio.

 

Foto: Divulgação / Porto do Açu

Em operação desde 2014, o Porto do Açu possui:

  • o terceiro maior terminal privado de minério de ferro do Brasil;
  • é responsável por 30% da exportação de óleo do país; e
  • possui o maior parque termelétrico a gás da América Latina, com geração de 3 gigawatts de energia; 

Destaque também para o terminal da Edison Chouest, maior complexo de apoio offshore do planeta, com 13 berços de atracação, sendo que nove deles com garagens capazes de abrigar navios de grande porte. 

 

Porto do Açu inicia Pré-Desmantelamento da Unidade Flutuante de Armazenamento e Transferência/ P-33 Foto: Divulgação/Porto do Açu

Outro serviço que o Porto do Açu está começando a fazer é o de preparo para descomissionamento e desmantelamento das plataformas da Petrobras, começando pela P33 - Unidade Flutuante de Armazenamento e Transferência, que está ancorada no terminal Sul. O objetivo é que o Açu se torne o primeiro hub de descomissionamento sustentável do Brasil.

O Coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Mecânica e Metalurgia do Crea-RJ, engenheiro mecânico e de segurança do trabalho Jaques Sherique, analisou a visita. “O mais importante da nossa visita é poder entender qual é a importância deste porto para essa região do nosso estado do Rio de Janeiro, que é carente de novas atividades industriais, que é carente de projetos de novos desenvolvimentos. Podemos verificar aqui uma coisa de primeiro mundo”.  

A Fiscalização do Crea-RJ marca presença no Porto do Açu. “Garantir que todos os profissionais que trabalham na área estejam regularizados, isto é, estejam mostrando para sociedade que são profissionais registrados no Crea-RJ e que têm, portanto, habilitação e capacitação para exercer a profissão, é garantia para as empresas e garantia para toda a sociedade. Então, é muito importante que essa fiscalização atue e seja recebida conforme ela é, porque o porto sempre nos recebe de portas abertas”, avalia o Coordenador da Regional Norte do Crea-RJ, engenheiro civil Sebastião Petrucci. 

O empreendimento movimenta a economia da região. “O complexo portuário do Açu absorve muita mão de obra local, muitos estudantes têm oportunidade de sair das suas universidades, das suas escolas técnicas, e conseguirem seu primeiro emprego aqui. Tem vários programas na área de primeiros profissionais. É muito bacana. E espero que o Crea-RJ continue concedendo essas oportunidades para os profissionais que estão atuando dentro do Conselho, das suas inspetorias e coordenadorias”, almeja o Coordenador-Adjunto da Câmara Especializada de Engenharia Mecânica e Metalurgia do Crea-RJ, engenheiro mecânico Marcelo Fernandes. 

Visita à Reserva Caruara, unidade de conservação com o maior fragmento remanescente de restinga em área privada do Brasil

Os conselheiros também tiveram a oportunidade de conhecer a Reserva Caruara, uma unidade de conservação do tipo RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural), criada em 2012 pela Porto do Açu Operações, com o objetivo de proteger, restaurar e promover a biodiversidade do maior fragmento remanescente de restinga em área privada do Brasil.

Os conselheiros ficaram satisfeitos com a visita. “Realmente é um empreendimento fantástico, que emprega em torno de 7 a 8 mil pessoas aqui. E nós ficamos todos muito impressionados com a grandeza desse empreendimento. Foi um aprendizado muito importante para todos os profissionais do Sistema”, finalizou o 1º vice-presidente do Crea-RJ, engenheiro de produção, Alberto Balassiano, que também é membro da Câmara de Especializada de Engenharia Mecânica e Metalurgia.  

O Porto do Açu é um bom exemplo de como a Engenharia contribui com o setor portuário, promovendo eficiência e inovação.

Confira o Vídeo!

Câmara Especializada de Engenharia Mecânica e Metalurgia do Crea-RJ realiza visita técnica ao Porto do Açu