Nos dias 25 e 26 de novembro de 2024, o Crea-RJ participou da 7ª Feira de Oportunidade (FOP), realizada no campus do Instituto Federal Fluminense (IFF) em Campos dos Goytacazes. Reconhecida como a maior feira de estágios e empregos do interior do Rio de Janeiro, o evento reuniu mais de 20 mil visitantes e cerca de 60 expositores, entre empresas, instituições de ensino e organizações públicas.
Com o objetivo de estreitar a relação entre escola, empresa e comunidade, a FOP é um espaço de integração entre o setor produtivo, a comunidade acadêmica e profissionais especializados. Este ano, além dos estandes, o evento contou com uma programação diversificada de palestras e apresentações culturais.
Estande do Crea-RJ promove orientação profissional
O Crea-RJ participou com um estande dedicado a orientar os formandos sobre a importância e as exigências legais para o exercício profissional. Durante os dois dias de evento, a equipe do Conselho abordou temas como, por exemplo, a obrigatoriedade do registro profissional no Crea-RJ para atuar nas áreas abrangidas pelo sistema Confea/Crea; a emissão e preenchimento de Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs); e o funcionamento do Sistema Crea-RJ, incluindo o papel das Câmaras Especializadas e sua atuação na fiscalização do exercício profissional.
Aproximação com futuros profissionais
Para o coordenador da Regional Norte, Sebastião Petrucci, a participação do Crea-RJ na FOP reforça o compromisso da instituição com a valorização e o fortalecimento da atuação dos futuros engenheiros e demais profissionais da área tecnológica.
“Há um grande desconhecimento da parte dos formandos sobre o papel do Conselho e seu funcionamento como um todo. A oportunidade de participarmos com o estande foi fundamental para podermos falar com os estudantes, buscando reduzir a desinformação, além de oferecer suporte e conteúdos relevantes para o início da vida profissional” afirmou.
Ele destacou, ainda, o valor da programação para além dos estandes, que contou com palestras que trataram de temas como IA e impactos na empregabilidade, novas leis do Direito, sobre o futuro do emprego, sobre a diversidade de operações do Porto do Açu, além de tutoriais desde a confecção do curriculum vitae até a entrevista de emprego.