Crea-RJ prestigia cerimônia de posse na Aenfer

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro prestigiou a cerimônia de posse da Diretoria Colegiada e dos Conselhos Deliberativo e Fiscal da Aenfer - Associação dos Engenheiros Ferroviários.

O Presidente da Aenfer, Engenheiro Eletricista Marcelo Freire da Costa, que foi reeleito para o biênio 2024-2025, abriu o evento: “É muito importante essa participação do Crea-RJ, sempre nos apoiando, sempre se engajando. Contamos com o Crea-RJ nestes próximos dois anos na defesa da ferrovia, do ferroviário, dos nossos direitos e dos direitos da Engenharia, que vêm sendo tão vilipendiados ao longo dos anos”, afirmou.

Estiveram presentes ao evento o Presidente do Crea-RJ, Engenheiro Civil Miguel Fernández e o Superintendente Administrativo do Conselho, Engenheiro Civil e Mestre em Engenharia de Transportes, Édipo Ázaro.

“A nova Diretoria é sensível aos desafios que os sistemas ferroviários enfrentam aqui no estado do Rio de Janeiro e por isso estamos aqui para aproximar o Crea-RJ dessa entidade histórica. Temos essa preocupação da valorização das entidades de classe e do papel fundamental que elas representam dentro da nossa sociedade, apresentando os problemas e as soluções”, afirmou Édipo Ázaro.

A Presidente da Federação das Associações de Engenheiros Ferroviários, Engenheira Mecânica Clarice Maria de Aquino Soraggi, falou sobre a relevância da Aenfer. “Essa casa tem uma história tradicional e ela permanece viva nesse resgate da importância do transporte ferroviário ao estado, ao município, ao país”.

Diretora Administrativa da Mútua-RJ Eleita, Engenheira Civil Ana Paula Masiero compôs a mesa de abertura representando a Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea.

“A Mútua apoiou financeiramente a Condecoração Paulo de Frontin, que reconheceu algumas personalidades que dedicaram tempo da sua vida em prol das ferrovias. Neste ano em que nós comemoramos os 170 anos de implementação das ferrovias no Brasil com toda certeza a Mútua vai auxiliar a Aenfer e todas as outras parceiras que estarão ao longo deste ano desenvolvendo uma série de eventos da nossa ferrovia”, destacou Ana Paula.

Na ocasião também aconteceu a entrega da Condecoração Engenheiro Paulo de Frontin às personalidades que se destacaram na prestação de relevantes serviços à Engenharia Ferroviária.

Entre os homenageados, o Deputado Estadual, Engenheiro Civil Luiz Paulo Corrêa da Rocha, Coordenador da Frente Parlamentar Pró-Ferrovias Fluminenses da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. “Ao longo de 2023, a Frente Parlamentar Pró-Ferrovia, fez cinco audiências públicas sobre essa logística de transporte de carga e de turismo, para que no ano de 2024, a gente entre na logística também de passageiros na Região Metropolitana”, adiantou o deputado.

O evento foi uma realização da Aenfer em parceria com a Mútua-RJ e com apoio do Crea-RJ.

Na plateia, associados, familiares e amigos dos homenageados. Foi um dia de reencontros e confraternização. Todos unidos por uma paixão em comum: a ferrovia.

Crea-RJ prestigia cerimônia de posse na Aenfer