Carnaval com Engenharia é mais seguro

Crea-RJ fiscaliza Sambódromo e Cidade do Samba para garantir a atuação de empresas e profissionais tecnicamente habilitados

O Crea-RJ terá uma base operacional no Sambódromo para fazer a fiscalização do exercício das profissões ligadas à Engenharia, bem como dos serviços prestados por empresas do setor, durante o desfile das escolas de samba, no Carnaval 2024.

Nos preparativos do Sambódromo, que está completando 40 anos, foi constatada a atuação de 95 profissionais de Engenharia, de um total de 51 empresas registradas no Conselho. Os agentes de fiscalização do Crea-RJ atuarão em parceria com os do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU).

De acordo com o presidente Miguel Fernández, a ação no Sambódromo faz parte da implementação de seu projeto de criação de uma equipe especializada na fiscalização de grandes eventos no estado.“No primeiro ano, a gente vai se concentrar nas escolas de samba que desfilam na Marquês de Sapucaí. Já verificamos as condições de segurança dos carros alegóricos nos barracões da Cidade do Samba e faremos também no momento dos preparativos finais na concentração da Passarela, já que partes da estrutura só terminam de ser montadas horas antes dos desfiles. Os técnicos estão devidamente registrados ou não? Se houver necessidade de um reparo de emergência, uma solda, por exemplo, o engenheiro que se declara responsável pelo carro alegórico está presente para acompanhar o conserto? São questões a serem esclarecidas nas fiscalizações”, explica.

Inspeção técnica

No dia 12 de janeiro passado, profissionais do Crea-RJ realizaram inspeção na Marquês de Sapucaí e na Cidade do Samba. Na ocasião, o presidente Miguel Fernández acompanhou as equipes de fiscalização, que encontraram pequenas irregularidades nas bases de apoio a contêineres, além de vazamentos em alguns dos banheiros da Sapucaí. “Nada de grave. São coisas que podem ser corrigidas a tempo dos desfiles. Fizemos a notificação aos organizadores, juntamente com orientações para que os ajustes sejam feitos. O importante é que a ação preventiva seja feita para que não haja problemas no dia dos desfiles”, afirmou.

O Crea-RJ

O Crea-RJ é o órgão responsável pela fiscalização do exercício das profissões ligadas às Engenharias e, no caso de ausência de profissionais ou empresas sem a devida atribuição técnica ou registro no Conselho, a obra ou os serviços prestados podem até ser embargados pelos órgãos públicos competentes.

O superintendente técnico do Crea-RJ, Leonardo Barcelos Dutra, esclarece. “Nosso papel nos desfiles será o de fiscalizar o exercício legal da Engenharia nesse megaevento, que é o desfile das escolas de samba”.

Carnaval com Engenharia é mais seguro