O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (Crea-RJ), engenheiro Miguel Fernández, participa na próxima terça-feira, dia 24 de setembro, às 19h, da mesa-redonda “Privatização do setor de saneamento: aprendizados e desafios para a universalização”, organizada pela Escola Politécnica da UFRJ. O evento será transmitido apenas on-line pelo canal da Politécnica no YouTube.(https://www.youtube.com/watch?v=NeXbADU_nSY).
Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e com mestrado em Engenharia Urbana também pela UFRJ, Miguel é engenheiro civil hidráulico da Fundação Oswaldo Cruz e professor do curso de Engenharia Civil do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Recursos Hídricos e Saneamento, já tendo trabalhado na empresa de consultoria Aquacon Engenharia e na Cedae, a Companhia Estadual de Esgotos e Água do Rio de Janeiro.
O evento terá mediação da chefe do Departamento de Recursos Hídricos e Meio Ambiente (DRHIMA) da Escola Politécnica da UFRJ e também coordenadora do Curso de Especialização em Engenharia Sanitária e Ambiental da UFRJ (CEESA), Iene Figueiredo, e contará com a participação do professor titular aposentado da Escola Politécnica da UFRJ, Isaac Volschan; do coordenador de Distribuição de Água na Região Metropolitana do Rio de Janeiro da Águas do Rio, Iann Monteiro Lima; além do presidente do Crea-RJ. A transmissão marca o início da 25ª turma do curso de especialização em Engenharia Sanitária e Ambiental da UFRJ (CEESA).
A mesa-redonda vai tratar da questão da privatização do setor de saneamento para enfrentar o desafio da universalização dos serviços de saneamento básico, que é o principal objetivo a ser alcançado com o Marco Legal do Saneamento. Em 2033, 99% dos brasileiros deverão contar com água tratada em suas torneiras, enquanto 90% deles deverão ter acesso à coleta e ao tratamento de esgotamento sanitário.
Segundo a assessoria de imprensa da Escola Politécnica da UFRJ, o Curso de Especialização em Engenharia Sanitária e Ambiental tem como objetivo discutir e aplicar conceitos e práticas de natureza científica e tecnológica, capazes de permitir a formação especializada e mais avançada de profissionais já graduados, para um melhor desempenho na elaboração, análise e acompanhamento de planos, estudos e projetos no âmbito da engenharia sanitária e ambiental.