
O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio (Crea-RJ), engenheiro Miguel Fernández, empossou nesta sexta-feira, dia 18 de outubro, mais nove inspetores, desta vez da Região Metropolitana do Rio ao leste da Baía de Guanabara, onde vivem cerca de dois milhões de pessoas. A posse foi realizada na sede da Associação Fluminense de Engenheiros e Arquitetos (AFEA), na Rua das Rosas, em Itacoatiara, Região Oceânica de Niterói.
Com essa posse, chega a 107 o número de inspetores nomeados pela atual gestão. Os inspetores do Crea-RJ atuam como representantes do Conselho junto a entidades públicas e privadas de suas regiões, colaborando também com a fiscalização do exercício legal das profissões do Conselho. A nomeação é publicada em Portaria do Crea, mas os inspetores atuam como voluntários, sem remuneração.
Em seu discurso, o presidente do Crea-RJ destacou a importância de a entidade atuar cada vez mais como protagonista na defesa dos interesses dos profissionais, das empresas e das entidades de classe do setor.
“Não podemos ser um espaço cartorário que funciona mal. Estamos trabalhando arduamente para mudar essa realidade. Estamos implantando um processo de informatização pesado. O Crea-RJ tem que ser protagonista na defesa dos interesses do nosso setor, das empresas, dos profissionais e das entidades. Um inspetor é um cargo honorífico, um trabalho voluntário pela causa das engenharias. O papel do inspetor é importante para dar capilaridade ao Crea e encaminhar as demandas de cada região”, afirmou Miguel Fernández, que agradeceu a presença de todos e elogiou um dos inspetores nomeados, Piero de Matos Cabral, por ter sido um dos vereadores mais votados na eleição de São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio. Ele é o atual presidente da Câmara de Vereadores de São Gonçalo e foi reeleito pelo Republicanos.
Além do presidente do Crea-RJ, participaram da solenidade de posse o presidente da Associação Fluminense de Engenheiros de Arquitetos, Ronaldo Tarcsay; o superintendente técnico do Crea-RJ, o engenheiro Leonardo Dutra; o diretor-geral da Mútua RJ, Jamerson Freitas; o gerente regional de atendimento, Ronaldo Kampel; os professores da Escola de Engenharia da UFF, James Hall e Antônio Carlos Sá de Gusmão; o secretário municipal de defesa civil e geotecnia de Niterói, Eric Almeida de Oliveira; e o chefe de gabinete da presidência, Rodrigo Machado, que atuou como mestre de cerimônias.
Foram empossados os seguintes profissionais: Lincoln Thomaz da Silveira e Paulo Roberto Sad da Silva (Niterói); Carlos Mike Monteiro, Francisco de Assis Silva Argolo e Piero de Matos Cabral (São Gonçalo); Raone Miranda Soares e Romulo Gonçalves Luzio (Magé); e Elielson Teixeira da Silva e Matheus de Souza Santos (Itaboraí).
Do grupo, um dos veteranos é o engenheiro civil Lincoln Thomaz da Silva, que é inspetor do Crea-RJ há cerca de 20 anos:
“A expectativa é muito boa com a nova gestão. O presidente tem ideias novas e diferentes Infelizmente as decisões não são tomadas por engenheiros e nós temos que nos organizar para defender os interesses do setor. Estamos aqui para ajudar”, diz o inspetor Lincoln Thomaz da Silva, diretor de Obras especiais da Prefeitura de Niterói, desde 2013. Funcionário de carreira da Fundação Departamento de Estradas de Rodagem, Lincoln é cedido à prefeitura.
Formado em engenharia de controle de automação em 2021, Matheus de Souza de Santos, de 27 anos, é um representante da nova geração.
“A função do inspetor é facilitar a comunicação entre as instituições, tanto educacionais e privadas, e o Crea-RJ, visando lidar com as novas tecnologias”, afirmou Matheus, de Itaboraí, pela primeira vez como inspetor do Crea-RJ.