Presidente do Confea: ‘Vi a vontade das pessoas de construir melhores caminhos para a Engenharia e para a sociedade’.

O presidente do Confea posa para fotos com a engenheira Iara Peixoto, de Sergipe

O presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), o engenheiro de telecomunicações Vinicius Marchese, afirmou ao site do Crea-RJ que ficou muito impressionado, em sua primeira Semana Oficial de Engenharia e Agronomia (SOEA) como líder do Confea, com o alto nível de participação dos seis mil profissionais do Sistema Confea/Crea, que estiveram em Salvador.

“O que mais surpreendeu nesta SOEA foram as pessoas, o interesse delas e sua vontade de construir caminhos melhores para a Engenharia e para sociedade”, disse Marchese.

O presidente do Confea – que participou ativamente, como moderador de painéis e entrevistando influenciadores num estúdio de podcast – avaliou que o resultado da 79ª SOEA foi extremamente positivo.

“Esta é uma SOEA que vem para mostrar que cada vez mais a gente vai focar no profissional em capacitação, em geração de valor, em qualidade técnica e pensando no futuro, no que é bom para o profissional. Além da bela organização em parceria com o Crea da Bahia, mais uma vez agradecendo ao Carqueja (Joseval Carqueja), ela acaba sendo marcada pela participação e pela qualidade técnica”, afirmou em entrevista à reportagem do Crea-RJ.

Diante das letras gigantes do Centro de Convenções de Salvador, na entrada principal, Marchese foi visto várias vezes aceitando o convite de profissionais da Engenharia e representantes de entidades para posar para fotos.

Uma das participantes da SOEA, a engenheira Iara Peixoto, de Sergipe, foi uma das que fez questão de tirar fotos com Marchese.

“Achei essa SOEA incrível, porque foi muito bem organizada, colorida, a cara do Nordeste”, contou Iara, engenheira civil desde 1987.

No discurso de encerramento da 79ª SOEA, na quinta-feira, dia 10 de outubro, o presidente do Confea agradeceu às equipes do Confea e dos Creas.

 “Se houve algo de errado a culpa é minha, mas o que deu certo é fruto do trabalho conjunto dos colaboradores do Confea e dos Creas. Finalizo colocando o Sistema Confea/Crea e Mútua à disposição da sociedade”, disse Marchese.

Na ocasião, o diretor-presidente da Mútua, engenheiro civil Joel Krüger, agradeceu aos mais de seis mil semanistas que participaram do evento, além de presidentes dos Creas, conselheiros, colaboradores e demais participantes. 

"Uma alegria chegarmos no encerramento desta SOEA e termos entregue uma belíssima Semana. A Mútua se sente honrada de ter participado de diversas atrações, com especial destaque para o Espaço Kids, compromisso que havíamos feito na SOEA de Gramado", comemorou Krüger, que também fez um agradecimento especial à toda equipe da Mútua, que trabalhou duro.

Antes do encerramento, o coordenador do Colégio de Entidades Nacionais (Cden), engenheiro civil Hideraldo Rodrigues Gomes, explicou sobre a confecção da Carta Declaratória de Salvador, que reafirma o compromisso dos profissionais do Sistema Confea/Crea e Mútua com a sustentabilidade e a inovação. 

"Também estimulamos parceria com governos federal, estadual e municipal, setor privado e instituições de ensino para fomentar a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico", disse o coordenador do Cden. 

O documento destaca a importância de uma educação inclusiva e de qualidade alinhada à Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

 

Vinicius Marchese, Jorge Silva, Joseval Carqueja e Joel Krüger durante passagem da bandeira da SOEA

No último dia do evento, houve também a cerimônia da passagem da bandeira da SOEA, das mãos do presidente do Crea-BA, Joseval Carqueja, para o presidente do Crea do Espírito Santos, Jorge Silva, cujo estado vai sediar a 80ª SOEA, a ser realizada no ano que vem.

"Com muito carinho, vamos fazer uma SOEA igual ou melhor que esta. Estamos aprendendo com o Crea-BA. Será uma alegria receber vocês e estaremos preparados", disse Jorge Silva, presidente do Crea-ES, ao receber a bandeira da Semana e celebrar o fato de que a maior delegação presente em Salvador foi a do Espírito Santo, com 455 participantes. 

"O desenvolvimento sustentável passa pela Engenharia, pela Agronomia e pelas Geociências, passa pelo aperfeiçoamento profissional. O maior evento da área é a Soea, a maior de todas foi Salvador e a maior será Vitória. Felicidades e até lá!”, afirmou Jorge Silva.

Com informações da assessoria de imprensa do Confea.

Leia a íntegra da Carta Declaratória de Salvador 

https://www.confea.org.br/carta-de-salvador

Presidente do Confea: ‘Vi a vontade das pessoas de construir melhores caminhos para a Engenharia e para a sociedade’.