Presidência do Crea-RJ parabeniza engenheiro Vladimir Macedo por ser reconduzido ao cargo de conselheiro da Agenersa

O engenheiro de produção Vladimir Macedo (na foto à direita)

A presidência do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (Crea-RJ) parabeniza o engenheiro de produção Vladimir Paschoal Macedo por ter sido reconduzido ao cargo de conselheiro da Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro (Agenersa). O nome dele e da delegada de Polícia Civil Gisele de Lima Pereira foram indicados pelo Governo do Estado e aprovados pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). 

Ambos os conselheiros haviam sido sabatinados pela Comissão de Normas Internas e Proposições Externas da Alerj. Os nomes dos conselheiros foram aprovados pela Alerj nesta terça-feira, dia 17 de dezembro, em discussão única. Ambos já trabalham na Agenersa e serão conselheiros pelos próximos quatro anos.

“A Agenersa é fundamental para a regulação das concessões de energia e saneamento e é muito importante ter entre seus conselheiros um profissional das engenharias. Isso garante uma ação regulatória de qualidade que resulta em bons serviços prestados pelas concessionárias. Isso mostra também a relevância de termos engenheiros nos cargos de direção de atividades como a de energia e saneamento”, afirmou o presidente do Crea-RJ, engenheiro Miguel Fernández. 

Criada em 6 de junho de 2005, por meio da Lei estadual n° 4556, a Agenersa exerce o poder regulatório dos contratos de concessão e permissões de serviços públicos licitados e elaborados pelo poder executivo estadual, por meio de secretarias de estado das áreas de energia e saneamento básico. Atualmente, a Agência fiscaliza os serviços prestados por 14 concessionárias. A Agenersa tem no total 24 engenheiros, entre eles o conselheiro José Antônio de Melo Portela Filho.

O engenheiro Vladimir Paschoal Macedo já atuou como conselheiro da Agenersa e teve sua recondução ao posto referendada pela Comissão da Alerj. Suas principais tarefas na Agência são o acompanhamento da distribuição de gás natural canalizado, do abastecimento de água, da coleta e tratamento de esgoto e da disposição de resíduos sólidos.

Macedo é engenheiro de produção com doutorado em economia pela UFF, MBA executivo em regulação pela FGV e pós-graduação em gestão pública municipal pela UFF. Além de conselheiro da Agenersa desde 2021, ele também é coordenador nacional da Câmara Técnica de Petróleo e Gás da Associação Brasileira de Agências Reguladoras desde 2022. 

Presidência do Crea-RJ parabeniza engenheiro Vladimir Macedo por ser reconduzido ao cargo de conselheiro da Agenersa