Parabéns ao município de Laje do Muriaé, por seus 63 anos!

A evolução histórico-social de Laje do Muriaé está ligada à de Itaperuna. Inicialmente, a região fazia parte da capitania de São Tomé, posteriormente chamada de Paraíba do Sul, concedida em 10 de março de 1534. Durante dois séculos, a área conhecida como sertão da Pedra Lisa permaneceu inexplorada, até que alguns colonos começaram a se fixar perto da barra do córrego São Domingos. 

A região de Itaperuna foi utilizada, antes do século XIX, apenas por bandeirantes e aventureiros que demandavam a baixada pelos afluentes da margem esquerda do rio Paraíba do Sul. Por volta de 1830, entretanto, instalou-se na área o desbravador José Lannes Dantas Brandão (ou José de Lana Dantas Brandão), com iniciativas que passaram a atrair população. 

Em meados do século XIX, um parente seu instalou-se num rancho que veio a ser considerado como a primeira casa da futura localidade de Laje do Muriaé. Em 1840, teve origem o estabelecimento do ciclo do café, que invadiu o Norte Fluminense descendo de Minas. Com o desenvolvimento da área, foi criada em 1861 a freguesia de Nossa Senhora da Piedade, politicamente anexada a São Fidélis de Sigmaringa até 1872, quando passou a pertencer a Santo Antônio de Pádua. 

Em 1887, a freguesia passou a fazer parte de Itaperuna, com a denominação de São José do Avaí, posteriormente Laje e Laje do Muriaé, até ganhar autonomia municipal pela Lei Estadual nº 5.045, de 7 de março de 1961. A instalação ocorreu em 31 de janeiro de 1963. 

O núcleo urbano situa-se à margem direita do rio Muriaé, divisa natural do município com Itaperuna. Está delimitado pelo rio e uma sequência de morros que condicionaram a implantação da cidade em forma linear. 

O Crea-RJ parabeniza Laje do Muriaé por seus 63 anos, celebrando todos os profissionais do Sistema Confea/Crea que atuam no município, trabalhando pelo desenvolvimento da região! 

 

Fonte: TCE/RJ - Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro

 

 

Parabéns ao município de Laje do Muriaé, por seus 63 anos!