Há 140 anos o Trem do Corcovado é símbolo da Engenharia brasileira

O Trem do Corcovado é uma das atrações mais marcantes da cidade do Rio de Janeiro. Inaugurado pelo Imperador Dom Pedro II, em 9 de outubro de 1884, é um grande representante da Engenharia Civil brasileira e uma verdadeira relíquia da história do transporte ferroviário do país. 

A tecnologia empregada na construção da linha férrea impressiona até hoje. Com o objetivo de superar os desafios geográficos da Serra do Corcovado, os engenheiros responsáveis pelo projeto tiveram que criar soluções inovadoras para conseguir construir uma das ferrovias mais íngremes do mundo - a rampa mais inclinada do Brasil, com 30% de inclinação - com curvas acentuadas e elevação de mais de 700 metros.

O Trem do Corcovado carrega duas marcas históricas em seus 140 anos: é a primeira ferrovia turística do Brasil e também a primeira a ter sido eletrificada no país. Outro fato interessante é que a ferrovia foi inaugurada quase 50 anos antes do monumento ao Cristo Redentor. Na verdade, a Arquidiocese do Rio de Janeiro, que conduziu a construção da estátua, escolheu o Corcovado como a base para receber “o Cristo”, exatamente porque ali já existia uma ferrovia para viabilizar o transporte de todo material da obra até o alto do morro e também todo o pessoal que trabalhou durante os seis anos na obra.

A linha férrea tem extensão de 3,8 km em trecho íngreme e passa por diversos trechos com elevação acima de 45 graus, o que torna o trajeto bastante  desafiador. Para vencer esses obstáculos, os engenheiros João Teixeira Soares e Francisco Pereira Passos  construíram o percurso com curvas para direita e esquerda com o mesmo raio e utilizaram uma técnica conhecida como roda dentada na cremalheira, que consiste em um terceiro trilho central com cremalheiras que se encaixam em rodas dentadas centrais,  proporcionando a tração, maior aderência e segurança.

Manutenção e segurança

A manutenção técnica preventiva dos trens suíços do Trem do Corcovado é extremamente importante para garantir a segurança dos passageiros e a eficiência do serviço. A Estrada de Ferro do Corcovado, empresa responsável pelo equipamento, realiza manutenções diárias, semanais, mensais e anuais em todo o sistema.

De acordo com a Estrada de Ferro do Corcovado, as manutenções diárias incluem a inspeção visual dos componentes mecânicos, elétricos e eletrônicos do trem, verificação do estado dos freios e pneus, além de testes de funcionamento dos equipamentos. As manutenções semanais envolvem a limpeza e lubrificação dos trilhos, verificação dos sistemas de comunicação e segurança, além de testes de carga. 

Já as manutenções mensais incluem inspeções mais detalhadas em todos os componentes do trem, substituição de peças desgastadas, ajustes em sistemas elétricos e eletrônicos, além de testes de carga mais rigorosos. Nas manutenções anuais são ainda mais abrangentes e incluem a desmontagem completa do trem, a inspeção de todos os componentes, a substituição de peças danificadas e a realização de testes de carga e segurança mais rigorosos.

A manutenção técnica do Trem do Corcovado é realizada por uma equipe de profissionais altamente capacitados e experientes, que trabalham de forma rigorosa para garantir a segurança e o conforto dos passageiros, seguindo rigorosamente as normas e regulamentações das autoridades de segurança ferroviária para garantir a conformidade com os padrões internacionais de qualidade.

Cristo Redentor

Já a estátua do Cristo Redentor, uma das maiores atrações turísticas do Brasil e considerada uma das sete maravilhas do mundo moderno, foi construída pelo engenheiro brasileiro Heitor da Silva Costa e teve as mãos e a cabeça esculpidas, em Paris, pelo artista franco-polonês Paul Landowski. A estátua, em estilo Art Déco, foi erguida em concreto armado e revestida de pedra sabão e pesa mais de 1.100 toneladas e está localizada a 709 metros acima do nível do mar, em uma construção de 38 metros de comprimento, sendo oito apenas do pedestal. Para erguer a estátua, os engenheiros tiveram que criar soluções inovadoras, como a utilização de um esqueleto de ferro para sustentar a estrutura de concreto.

O cartão postal carioca teve sua pedra fundamental lançada em 1922 e a inauguração em 12 de outubro de 1931. Em 2007, foi eleito como uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno, embora seja a obra mais jovem entre as sete eleitas. O Cristo Redentor é um dos pontos turísticos mais visitados do Brasil, representando importante agente para o turismo e a economia do país. Anualmente, mais de três milhões de pessoas sobem até o topo da montanha para apreciar a vista panorâmica do Rio de Janeiro e da Baía de Guanabara.

Há diversas maneiras de visitar o Cristo, mas a visita completa deve contar com a subida pelo Trem do Corcovado. Ele parte do Cosme Velho, na Zona Sul do Rio de Janeiro, e atravessa o Parque Nacional da Tijuca, a maior floresta urbana do mundo e um exemplo de conservação da natureza. Além de proporcionar vistas espetaculares da cidade, a viagem é também uma viagem educativa através da história recente do Brasil.

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Há 140 anos o Trem do Corcovado é símbolo da Engenharia brasileira