Na quarta reunião extraordinária de diretoria do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (Crea-RJ) neste ano, na sexta-feira, dia 22, na sede da entidade, foi apresentado o novo sistema integrado de fiscalização e autoatendimento, que vai substituir o atual sistema. O presidente do Conselho, engenheiro Miguel Fernández, lembrou que o novo sistema a ser implantado ao longo do próximo ano está seguindo o mesmo modelo bem-sucedido e empregado, há dez anos, no Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro (CRA-RJ).
O presidente do Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro, administrador Wagner Siqueira, deu um testemunho pessoal da eficácia do novo sistema que aboliu o emprego de papel nos processos da entidade.
“Quando o Crea-RJ implantar esse sistema de informática, isso vai ter uma repercussão enorme nos processos para os engenheiros e para a sociedade, para a modernização da entidade. No caso do Crea-RJ, será um exemplo a ser seguido. Inclusive, está dentro de todas as práticas modernas, das práticas de ESG, de sustentabilidade, tudo isso. Quanto mais concluídos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, teremos organizações mais humanizadas, mais transformadas, assim como empresas de Engenharia mais competentes e profissionais de Engenharia, comprometidos com a transformação”, afirmou o presidente do CRA.
O vice-presidente do Crea, o engenheiro de produção Alberto Balassiano, e outros integrantes da diretoria manifestaram satisfação em ver como o Conselho está inovando ainda mais na atual gestão.
A implantação do novo sistema integrado de fiscalização e autoatendimento do Crea-RJ é um dos primeiros resultados do Acordo de Cooperação Técnica assinado em 16 de setembro com o Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro. O protocolo de intenções tem o objetivo de firmar uma parceria entre os dois conselhos profissionais, visando a um intercâmbio de informações para promover o aperfeiçoamento profissional e ações conjuntas de fiscalização do exercício legal da profissão nos dois Conselhos.
“Nosso objetivo com essa parceria é desenvolver nas empresas e profissionais de Engenharia ações ligadas ao setor de Administração, por meio de compartilhamento tecnológico, e assim propor soluções para o setor produtivo do estado do Rio de Janeiro. Sem sombra de dúvidas, essa iniciativa vai se desdobrar na melhoria do nosso ambiente de trabalho, permitindo maior geração de empregos”, afirmou na ocasião o engenheiro Miguel Fernández, presidente do Crea-RJ, entidade que reúne em todo o estado cerca de 110 mil profissionais das Engenharias, da Agronomia e Geociências, além de 22 mil empresas.
O presidente do CRA-RJ, o administrador Wagner Siqueira, em seu quarto mandato à frente do Conselho, manifestou muita satisfação com a iniciativa.
"É com muita alegria que realizamos a assinatura deste protocolo de intenções com o Crea-RJ, a fim de promovermos a implementação de entendimentos mútuos e ações conjuntas que possam promover a eficiência e eficácia nas ações de fiscalização, aperfeiçoamento profissional e desenvolvimento de ambas as instituições", afirmou o presidente do CRA-RJ, entidade que reúne 52 mil profissionais.
Este ano, o Crea-RJ já firmou parcerias com o Conselho de Arquitetura de Urbanismo (CAU/RJ) e com o Conselho Regional dos Técnicos Industriais (CRT-RJ), com a finalidade de aperfeiçoar ações conjuntas de fiscalização do exercício legal das profissões.