Crea-RJ realiza a 2ª Reunião do Colegiado de Instituições de Ensino do Estado do Rio de Janeiro

O Crea-RJ realiza, no auditório Dulphe Pinheiro Machado, reunião com representantes das instituições de ensino da Engenharia e cria, no âmbito do Conselho, o CDIES-RJ, Colegiado de Instituições de Ensino Superior em Engenharia do Rio de Janeiro, que será presidido pela engenheira Gisele Saleiro, coordenadora da Comissão de Educação do Crea-RJ - CED, que a partir de 2024 passa a se chamar CEAP - Comissão de Educação e Atribuição Profissional.

Cerca de 30 representantes de nove entidades de educação na Engenharia atenderam ao chamado do Conselho e ouviram do presidente do Crea-RJ, engenheiro Miguel Fernández, as boas-vindas. “O não registro dos professores afasta o Conselho da vida acadêmica. Naturalmente, o Conselho tem que fazer sua autocrítica porque também esse afastamento? Mas em outra, em contrapartida também, o que que nós podemos buscar para atrair esses profissionais estarem com a gente aqui”, afirma o presidente.

O assessor da presidência, Eduardo Santos, foi o articulador do encontro. “Foi uma tônica que nós colocamos nessa nova gestão de poder trazer, reaproximar as universidades, os principais atores do nosso Conselho. E a gente vem articulando desde o primeiro dia como a gente iria fazer esse contato”, conta Eduardo.

Os participantes na reunião votaram na escolha do tema do prêmio Crea-RJ de Trabalhos Científicos e Tecnológicos 2024, que será “O Desafio da Mudança Climática para o Futuro da Engenharia”.

A Coordenadora da Comissão de Educação do Crea-RJ e presidente do Colegiado de Instituições de Ensino do Rio de Janeiro, engenheira Gisele Saleiro, fez um balanço do evento. “No dia de hoje nós tivemos o marco da implantação desse colegiado das instituições de ensino superior do estado do Rio de Janeiro e é muito gratificante nós termos essa parceria entre Conselho e instituição de ensino. Afinal, a instituição de ensino, ela está formando os nossos futuros profissionais que farão parte do Crea-RJ”.

É o Crea-RJ se aproximando cada vez mais das instituições de ensino da Engenharia, da Agronomia e das Geociências.