A emoção e o orgulho pelo reconhecimento do esforço na pesquisa acadêmica tomaram conta de alunos, professores e orientadores de importantes instituições de ensino do estado do Rio de Janeiro, que receberam no último dia 3 de dezembro, o XII Prêmio Crea-RJ de Trabalhos Científicos e Tecnológicos, em cerimônia realizada no Clube de Engenharia.
Por meio da entrega de certificados, o Crea-RJ homenageou autores de trabalhos que se destacaram ao produzirem pesquisas nas áreas da Engenharia, Agronomia e Geociências. O objetivo da premiação é valorizar os estudantes e seus professores/orientadores, que ajudaram a contribuir para a construção do acervo científico e tecnológico de nosso estado e nosso país, em espaços de referência para a produção de novos conhecimentos.
Pela primeira vez com a predominância feminina na composição mesa solene, participaram a coordenadora e coordenadora-adjunta da Comissão de Educação do Crea-RJ, Gisele Teixeira Saleiro e Débora Candeias; a diretora da Escola Politécnica da UFRJ, Cláudia Morgado; a coordenadora dos cursos de Engenharia Ambiental e Engenharia de Produção do Centro Universitário de Volta Redonda, Samantha Grisol da Cruz Nobre; além do presidente do Crea-RJ, Miguel Fernández e do presidente do Clube de Engenharia, Francis Bogossian.
Após dirigir-se diretamente aos premiados, parabenizando-os pela qualidade e competência dos trabalhos, reconhecidos e valorizados com a celebração, o presidente Miguel Fernández destacou a importância da continuidade da premiação, já em sua décima segunda edição. “Assim devem ser os bons e excelentes projetos executados pelas instituições. Que o Prêmio Crea-RJ de Trabalhos Científicos e Tecnológicos chegue ao vigésimo, ao trigésimo, que passe por gestões! Porque as gestões passam, as instituições ficam e aquilo que é bom, que é bem realizado deve permanecer, sendo apenas aperfeiçoado cada vez mais”, comemorou.
A coordenadora Gisele Saleiro falou do orgulho da oportunidade de estar à frente da Comissão de Educação e poder compartilhar o momento com colegas que, um dia, já foram seus professores. “Já fui aluna do IME, da Uenf e é uma grande honra estar aqui, agora do outro lado, com professores e amigos”. Ela lembrou ainda que a atual composição da Comissão de Educação é toda de professores e como isso reforçou o compromisso com a premiação. “Este prêmio é uma demonstração não só de parceria com as instituições de ensino, mas como a Comissão de Educação e todo o Crea-RJ valorizam a ciência, a tecnologia e a pesquisa”.
Nesta edição, que teve como tema O Desafio da Mudança Climática para o Futuro da Engenharia, foram contemplados 81 trabalhos e/ou projetos de conclusão de curso referentes ao ano de 2023: monografias, dissertações e teses apresentadas em instituições de nível superior - graduação, mestrado e doutorado.
Em 2024, pela primeira vez, a escolha do tema do Prêmio Crea-RJ de Trabalhos Científicos e Tecnológicos foi feita pelas próprias instituições de ensino. por meio de votação de representantes que compõem o Colegiado das Instituições de Ensino Superior do Crea-RJ - CDIES, foi possível definir uma, entre temáticas iniciais propostas, que estavam vinculados ao tema central da soea do ano de 2024 “Inovação, Tecnologia e Inovação para um Futuro Sustentável”.
Ao todo, receberam a premiação 115 autores de 15 instituições de ensino do estado, que receberam troféus pela participação: Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet), Centro Universitário Augusto Motta (Unisuam), Centro Universitário de Volta Redonda (Unifoa), Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB), Instituto Militar de Engenharia (IME), Pontifícia Universidade Católica (PUC-RJ), Universidade Cândido Mendes, Universidade de Vassouras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Iguaçu, Universidade Santa Úrsula e Universidade Veiga de Almeida.
Desde a primeira edição, em 2011, já foram contemplados com o Prêmio Crea-RJ de Trabalhos Científicos e Tecnológicos, mais de 900 trabalhos de 1.406 autores e 110 instituições de ensino do estado do Rio de Janeiro.
Ao final da solenidade, foram sorteadas, entre os premiados presentes, cinco participações na 80ª SOEA, que ocorrerá em outubro de 2025, em Vitória; três bolsas de 100% em MBA de Engenharia de Custos, oferecidas pelo Instituto Brasileiro de Engenharia de Custos - IBEC; e uma bolsa de 100% para qualquer uma das capacitações do Sebrae-RJ, no ano de 2025.
Confira o vídeo!