12 de outubro é o dia dedicado às crianças e à padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida

Em 12 de outubro, é comemorado o dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. A devoção pela santa se iniciou em 1717, quando uma imagem foi encontrada no rio Paraíba do Sul, em São Paulo. Três pescadores, Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves, foram convocados pela Câmara Municipal de Guaratinguetá, com o intuito de pescar peixes para um jantar que ia ser oferecido ao Conde de Assumar - Dom Pedro de Almeida e Portugal, governador da província de São Paulo e Minas Gerais, que passaria no local, a caminho da Vila Rica, hoje Ouro Preto (MG).

A origem do feriado nacional

Depois de muitas tentativas sem nada pescar, já sem esperança e com medo do que poderia acontecer, lançaram as redes outra vez e apanharam uma imagem sem a cabeça, logo após, lançaram as redes novamente e acharam a cabeça. Com um certo espanto e envolvidos com uma surpresa muito grande, lançaram as redes novamente e apanharam uma grande quantidade de peixes.  

O desespero que antes tomava conta dos pescadores se transformou numa alegria muito grande. Esse fato viria a ser considerado o primeiro milagre de Nossa Senhora Aparecida, já que devido à ‘pesca milagrosa’, os pescadores não receberiam castigo, pois o jantar estava garantido.  

A imagem encontrada permaneceu na casa de Filipe Pedroso e, em pouco tempo, a notícia da pesca milagrosa se espalhou na vizinhança, tornando a casa do pescador local de encontro para rezar o terço. A imagem foi batizada como Nossa Senhora Aparecida, porque apareceu nas águas. 

Cronologia:

1737 - construção da primeira capela

1834 - construção da atual Basílica Velha 

1904 -  coroação solene da imagem, por ordem do Papa Pio X

1908 - a Igreja recebeu o título de Basílica Menor

1929 - o Papa Pio XI declarou Nossa Senhora Aparecida como padroeira do Brasil

1955 - início da construção de uma nova e maior basílica

1967 -  ao completar 250 anos do encontro da imagem,o Santuário de Aparecida recebeu uma rosa de ouro do Papa Paulo VI

1980 - ainda em construção, consagração com o título de Basílica Menor, pelo Papa João Paulo II. Declaração, pela Lei No 6.802, do Dia 12 de outubro, como feriado nacional, consagrado a Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil

1984 - a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), declarou oficialmente a Basílica de Aparecida como Santuário Nacional

2007 - visita do Papa Bento XVI

2013 - visita do Papa Francisco devido à Jornada Mundial da Juventude Rio de Janeiro

Dia das Crianças

O Dia das Crianças é comemorado, no Brasil, na mesma data do feriado nacional da padroeira do país, Dia de Nossa Senhora Aparecida, 12 de outubro. Mas ao contrário de qualquer relação que se possa imaginar entre ambos, o Dia das Crianças teve origem no Congresso Sul-Americano da Criança, sediado no Rio de Janeiro, em outubro de 1923. 

Dado o sucesso e a grande repercussão do evento, o deputado federal Galdino do Valle Filho, do estado do Rio de Janeiro, propôs a lei para a criação do dia em homenagem às crianças, em 1924, sendo sancionado pelo Decreto 4.867 do então presidente da República, Arthur Bernardes. Mas foi apenas em 1955, quando a fábrica de brinquedos Estrela lançou uma campanha publicitária para alavancar as vendas usando a data, que esta se estabeleceu e passou a ser comemorada anualmente.  

Dia das Crianças para além do comércio

Apesar da data ter se popularizado devido a uma campanha comercial, o objetivo é celebrar a infância e a proteção dos direitos infantis e debater questões relacionadas à educação, saúde e primeira infância. Além de homenagear as crianças, proporcionando momentos de alegria e lazer. 

Dia Mundial da Criança

O Dia Mundial da Criança é celebrado, em todo o mundo, no dia 20 de novembro. A data entrou no calendário global em 1954, quando as Nações Unidas escolheram 20 de novembro como o Dia Mundial das Crianças das Nações Unidas, em um esforço para colocar luz sobre os problemas enfrentados por crianças em diferentes partes do mundo.

Exatamente 35 anos depois, no dia 20 de novembro de 1989, a Assembleia Geral da ONU aprovou a Convenção sobre os Direitos da Criança, que se tornou o tratado de direitos humanos mais amplamente ratificado na história mundial. A Convenção tem sido um instrumento fundamental para colocar as crianças – e a garantia de seus direitos – no centro da agenda global de direitos humanos e das pautas de desenvolvimento dos países.

 

12 de outubro é o dia dedicado às crianças e à padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida