Valorização profissional: Crea-RJ promove lançamento de livro de professor de Engenharia

A Inspetoria de Niterói do Crea-RJ foi palco para o lançamento oficial do livro “Diretrizes de Logística Urbana para as Cidades Brasileiras: Fundamentos e Proposições”, do professor da Escola de Engenharia da Universidade Federal Fluminense (UFF), engenheiro eletricista Antônio Carlos Sá de Gusmão.

O evento ocorreu no dia 25 de abril e contou com a presença de professores e alunos da universidade, e também de outros profissionais da área. A tarde de autógrafos, além de prestigiar o autor, foi uma oportunidade para conversar sobre a operação logística de carga urbana, que deve ser considerada uma questão de relevância no planejamento das cidades.

Segundo a Editora Dialética, responsável pela publicação do livro, a pesquisa é relevante para a área de logística e oferece soluções concretas para os desafios enfrentados nos centros urbanos brasileiros, pois aborda de forma clara e embasada as diretrizes de carga urbana, considerando aspectos como sustentabilidade e eficiência.

Presente ao evento, representando o presidente do Crea-RJ, Miguel Fernandez, a Terceira Diretora-financeira Denise Baptista Alves ressaltou a importância de ações do Crea, como o apoio ao lançamento do livro, para a valorização profissional. "É um compromisso do Crea-RJ o apoio e incentivo à divulgação da produção acadêmica", afirmou.

A obra é resultado da tese de doutorado do professor Antônio Gusmão, apresentada para obtenção do título de Doutor em Engenharia de Transportes no Programa de Engenharia de Transportes do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro – COPPE/UFRJ.

Com mais de 40 anos de experiência, o autor vem se dedicando à pesquisa e estudos em Logística Urbana (City Logistics), tendo sido professor colaborador no Laboratório de Sistemas Inteligentes de Transportes na COPPE/UFRJ, no período de março de 2016 a março de 2021, quando aperfeiçoou sua expertise no assunto.

Para o professor Gusmão, o livro é sua forma de colaborar com o setor. “O objetivo foi trazer uma contribuição, por meio da proposição das diretrizes, e preencher uma lacuna, ainda existente, de publicações específicas na área de Logística Urbana, especialmente no Brasil, no que concerne a diretrizes para a eficiência da distribuição de mercadorias nas cidades, sejam elas, de grande ou médio porte.

Sobre a obra

Os impactos causados por meio do transporte rodoviário na distribuição de mercadorias sobre o sistema viário e de transportes em área urbana merecem uma análise mais apropriada, pois ainda existe a problemática da eficiente distribuição da carga nos diversos centros urbanos, em especial, no Brasil.

A concepção Logística Urbana, que vem sendo empregada em diversas cidades ao redor do mundo com sucesso, é um campo de conhecimento que tem como objetivo a otimização global das operações logísticas em áreas urbanas e que pode trazer benefícios relevantes na sua prática para as cidades brasileiras.

Neste contexto, em que as políticas públicas atuais praticadas no planejamento urbano ainda requerem diretrizes que possibilitem a eficiência da distribuição de mercadorias nas cidades, o presente livro tem por objetivo contemplar um conjunto de diretrizes, com base na pesquisa com profissionais da área de transportes, e que contribuirão para o desenvolvimento da movimentação de carga na área urbana, levando a um desenvolvimento sustentável das cidades.

Para adquirir o livro, acesse aqui o site da editora.