Parabéns ao município de Cabo Frio, por seus 409 anos!

A ‘descoberta’ do território de Cabo Frio, terra habitada pelos índios Tamoio, é atribuída ao navegador Américo Vespúcio, que, por volta do ano de 1503, teria aportado no local e o denominado como Praia do Cabo da Rama (atual Praia dos Anjos), situada em Arraial do Cabo. Lá foi estabelecida a primeira feitoria no Brasil, uma casa de barro coberta de palha e 24 homens para guarnecer o litoral, controlar a costa brasileira e combater a exploração extrativista do pau-brasil por outras nações europeias.  

Os franceses se instalaram na região e foram expulsos pelo português Constantino Menelau que, em 1615, ajudado por Mem de Sá, Salvador de Sá e o índio Araribóia, após várias batalhas, retomaram o território para Portugal. A partir de então, ocorreu a imigração de portugueses que se fixaram em Santa Helena (atual Cabo Frio), fundada logo após a expulsão dos franceses.O primeiro núcleo de ocupação começou a surgir em 1616, quando os portugueses começaram a ocupar a região e ergueram o Forte de Santo Inácio (no mesmo local onde havia uma fortificação francesa) e fundaram a Vila de Santa Helena de Cabo Frio.

As terras arenosas da restinga não eram propícias para a agricultura e, durante muitos anos, a produção de sal e a exploração de pau-brasil foram proibidas pelo monopólio real. Porém, com a crise do sal português, em meados do século XVII, houve o desabastecimento do mercado brasileiro e a Vila de Santa Helena começou a despontar como produtora de sal, e cresceu margeando o canal, local de pesca e produção salineira, e eixo de escoamento desta produção. 

Em 1841, com o aparecimento de outros prédios públicos e particulares consolidou-se o centro urbano sobre a restinga. A região era chamada de "celeiro da Baixada Fluminense", até a libertação dos escravos (1888), quando sofreu um colapso em sua situação econômica. Em 1892, foi criado o distrito com a denominação de Cabo Frio. No início do século XX, o crescimento urbano recebeu impulso adicional com a produção de sal na região, incentivada pela escassez do produto no mercado mundial devido à 1ª Guerra Mundial.  Nas décadas seguintes, a recuperação econômica foi possível graças ao turismo e às indústrias extrativas do sal e da pesca que são a base da economia local. 

O Crea-RJ parabeniza Cabo Frio por seus 409 anos, celebrando todos os profissionais do Sistema Confea/Crea que atuam no município, trabalhando pelo desenvolvimento da região!

Fonte: IPHAN

 

Parabéns ao município de Cabo Frio, por seus 409 anos!