Engenheiro eletricista Márcio Silva apresenta palestra sobre carregamento de carros elétricos no Crea-RJ

"Instalação Elétrica para Ponto de Carregamento de Veículo Elétrico". Este é o tema da palestra apresentada no Crea-RJ no último dia 6 de maio pelo engenheiro eletricista e de segurança do trabalho Márcio Silva - profissional responsável técnico por uma empresa especializada no assunto, que já realizou mais de 300 instalações elétricas.

Márcio adianta alguns tópicos apresentados: “Na palestra eu destaco algumas questões importantes que temos visto e tem acontecido durante todo esse período que temos trabalhado. Hoje já temos mais de 300 instalações e verificamos algumas dificuldades. Temos encontrado, por exemplo, situações em que o vendedor tem passado para o cliente que é só chegar em casa e ligar numa tomadinha que você vai carregar o seu carro. Não é bem assim. Então, nós detalhamos um pouco mais sobre isso. Abordamos, também, equipamentos de proteção de segurança, que é bastante importante para você usar com mais segurança e qualidade o carregador na sua casa. E demonstramos, também, alguns modelos de carregadores e o seu funcionamento”

Márcio conta que muitas vezes chega na casa dos clientes para fazer a pré-vistoria antes da instalação e condena a instalação elétrica encontrada, não tendo como instalar o ponto de carregamento, a não ser que se faça uma readequação do sistema. Ele ressalta que muitas vezes as pessoas já estão com os carros comprados.

Recentemente, quando foi fazer um atendimento, viu uma cena inusitada. O dono do carro plugou uma extensão na tomada de casa e a jogou pela janela do segundo andar para abastecer o veículo, que estava na rua. Ele alerta: “a Norma ABNT NBR 17019, que trata da alimentação de veículos elétricos,  é bem clara ao afirmar que tem que  ser circuito único, exclusivo para o carregamento, não pode ter derivação, ou seja, não pode ter extensão”.

Márcio Silva afirma que a instalação elétrica, sendo realizada segundo as normas vigentes de instalação e segurança  e por mão de obra técnica qualificada, tende a ser eficaz e sem problemas, sem colocar em riscos o usuário,  o bem material ou o meio ambiente.

O Crea-RJ orienta os consumidores a procurarem profissionais e empresas registrados no Conselho, com a devida habilitação técnica, para a realização do serviço.

Para conferir se um profissional ou empresa é registrado no Crea-RJ acesse nosso portal de serviços, na opção “Consultas".

Assista à palestra na íntegra em nosso canal WebTV Crea RJ no YouTube.