Em 20 de julho, comemora-se o Dia Pan-Americano do Engenheiro. A data marca a fundação, em 1949, da União Pan-americana de Associações de Engenheiros, com a participação de 27 países do continente americano e 31 organizações observadoras, como por exemplo, Espanha e Portugal.
A Upadi - em espanhol Unión Panamericana de Asociaciones de Ingenieros, que é sediada na cidade do Rio de Janeiro, tem como objetivo a união e a integração dos profissionais da Engenharia, na busca pela uniformização das ações e práticas dos engenheiros das Américas. A organização busca contribuir para o desenvolvimento econômico e social nas áreas relacionadas com o exercício da profissão.
Os engenheiros desempenham um papel vital em diversas áreas, como construção civil, energia, tecnologia da informação, biomedicina e muitas outras. Eles são os responsáveis por projetar e implementar estruturas seguras, eficientes e sustentáveis, que vão desde pontes e edifícios até sistemas complexos de energia, comunicação e transporte.
O Dia Pan-Americano do Engenheiro é uma ocasião para celebrar não apenas as conquistas técnicas, mas também o espírito de colaboração e inovação característico da Engenharia, que cria soluções para melhorar a qualidade de vida das pessoas e impulsiona o desenvolvimento das nações.
É também uma oportunidade para reconhecer e valorizar a importância da Engenharia nas Américas e promover o intercâmbio de conhecimentos e experiências entre os profissionais da área de diferentes países,a fim de fortalecer laços profissionais e impulsionar o desenvolvimento do setor.
O Crea-RJ parabeniza a todos os engenheiros pan-americanos que trabalham incansavelmente por uma engenharia focada na sustentabilidade, dentro de pilares tecnológicos, econômicos e sociais.