Dia Mundial do Urbanismo

No dia 8 de novembro, é comemorado o Dia Mundial do Urbanismo, oportunidade para discutir sobre a promoção e criação ou resolução de questões que possam contribuir para uma melhor qualidade de vida. A data teve seu embrião em 1934, criada pelo professor Carlos Maria Della Paolera, da Universidade de Buenos Aires. O objetivo era aumentar o interesse profissional e público no planejamento, tanto local como internacionalmente.⠀

A criação do Dia do Urbanismo ocorreu um ano após a Carta de Atenas, resultado do IV Congresso Internacional de Arquitetura Moderna, realizado em 1933 e coordenado pelo arquiteto e urbanista Le Corbusier. Até os dias atuais, o documento é considerado referência fundamental para a teoria do urbanismo, propondo a contribuição do Urbanismo para uma saudável integração dos elementos de uma comunidade, como saneamento, transportes, habitação, lazer e meio ambiente. Em 1949, a Organização Nacional das Nações Unidas (ONU) decide adotar esta data no seu calendário e mais de 30 países seguem esta recomendação. O Brasil comemora o Dia Nacional do Urbanismo na mesma data, de acordo com o Decreto nº 91.900, de 8 de novembro de 1985.

Símbolo do Dia do Urbanismo, desenhado por Carlos Maria Della Paolera, em 1934, que simboliza a trilogia de elementos naturais essenciais à vida humana: o sol (amarelo), a vegetação (verde) e o ar (azul).

 O urbanismo consiste no estudo das relações entre o espaço e a sociedade que nele vive. A área está relacionada ao funcionamento das cidades e vários fatores que contribuem para a sua organização como a mobilidade urbana, infraestrutura, arquitetura, economia, política, meio ambiente entre outros. 

Como finalidade principal o urbanismo propõe a integração de políticas públicas como sistema de transportes e o uso e ocupação do solo urbano, locais para habitação, lazer e cultura, assim como o planejamento de áreas verdes.

Urban 20

Neste mês de novembro, a cidade do  Rio de Janeiro vai sediar a reunião de cúpula do G20, um grupo formado por países com as mais expressivas economias do mundo, que juntos debatem os caminhos para manter estável a economia do planeta. Paralelamente, ocorre a segunda reunião do Urban 20 (U20), uma iniciativa diplomática que congrega cidades dos países membros do G20, com o objetivo de promover o debate e a articulação política de recomendações nas pautas de economia, clima e desenvolvimento nas cidades.

O Urban 20 foi lançado em dezembro de 2017, na One Planet Summit, em Paris, na França,  sob a liderança do então prefeito de Buenos Aires, cidade que presidiria a Cúpula do ano seguinte, 2018, e o prefeito de Paris. Sob a liderança de uma ou duas cidades-sede que mudam a cada ano, em 2024 o Grupo de Trabalho será co-presidido pelos municípios do Rio de Janeiro e São Paulo, com dois encontros de prefeitos ao longo do ano. O primeiro ocorreu em São Paulo, em junho, e o segundo ocorrerá no Rio, durante a Cúpula. 

A proposta do U20 é facilitar o envolvimento duradouro entre o G20 e as cidades, aumentar o perfil das questões urbanas na agenda de cooperação internacional e estabelecer um fórum para as cidades desenvolverem uma mensagem coletiva para informar sobre as negociações do G20. Sob a liderança de uma ou duas cidades-sede que mudam a cada ano, em 2024 o Grupo de Trabalho será co-presidido pelos municípios do Rio de Janeiro e São Paulo, que realizarão dois encontros de prefeitos ao longo do ano.

O Crea-RJ, como órgão representativo das áreas da Engenharia, da Agronomia e das Geociências, profissões que trabalham em consonância com o Urbanismo, entende que uma abordagem multidisciplinar é necessária para o desenvolvimento de soluções para o bem-estar da sociedade ao planejar cidades que sejam eficientes para as pessoas e para o meio ambiente. Assim, valoriza e defende uma a atuação conjunta a fim de minimizar os impactos do crescimento e elevar as cidades rumo a um futuro sustentável. 

 

 

Dia Mundial do Urbanismo