A Engenharia de Produção é o ramo que se dedica a projetar e gerenciar sistemas produtivos relacionados a bens e serviços, associando matéria-prima, máquinas e meio-ambiente com as práticas da sociedade, melhorando a eficiência dos processos e qualidade dos produtos finais.
Os profissionais desta Engenharia atuam em múltiplas áreas como na gestão dos recursos naturais, em sistemas de produção e operações, nas cadeias industriais e na manutenção da produção. Também são encarregados pela coordenação e fiscalização das equipes de trabalho, assim como obras e serviços técnicos. Executam perícias e avaliações, definem estratégias para implementar sistemas de gestão e sua atuação é pautada pela segurança e preservação do meio ambiente, reduzindo os impactos socioambientais.
O curso de Engenharia de Produção foi regulamentado pelo Ministério da Educação - MEC e as atividades desempenhadas pelos profissionais na área foram normatizadas pela Resolução Nº 235, de 9 de outubro de 1975, do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea). Já a Resolução N°288, de 7 de dezembro de 1983, também do Confea, designa o título e estabelece as novas habilitações em Engenharia de Produção e Engenharia Industrial.
No dia 17 de dezembro é comemorado o Dia do(a) Engenheiro(a) de Produção.
Graduação
O curso de Engenharia de Produção confere o título de bacharelado e possui duração média de cinco anos. É uma graduação na qual os alunos podem estudar disciplinas que envolvem conhecimentos da área das Ciências Exatas (Física e Matemática) e Ciências Humanas e Sociais, divididos em três eixos com conteúdos básicos, profissionais e específicos. Entre elas, destacam-se: Análise de Dados; Algoritmos para a Engenharia; Bases Econômicas; Custos Industriais; Eletrotécnica; Ergonomia no Trabalho; Mercado Financeiro; Mobilidade de Sistemas e Transportes; Planejamento e Controle da Produção;Projeto Logístico de Distribuição; Segurança e Saúde no Trabalho e Ética Socioambiental.
Os estudantes também estarão aptos para atuar em indústrias de automóveis a eletrodomésticos; empresas de serviços como transporte; na construção e em consultoria de qualidade. Na Gestão de Qualidade, identificam o que pode ser melhorado e na Gestão de Produção, envolvem os diferentes estágios da cadeia produtiva, desde a matéria-prima até a entrega nas mãos dos consumidores.
Pós-graduação
A pós-graduação em Engenharia de Produção, assim como o mestrado e o doutorado, oferece diversas oportunidades, tanto na área de pesquisas quanto na atuação no mercado de trabalho. Ao inovar em tecnologia na formação desses profissionais, com teoria e prática, a pós capacita os(as) engenheiros(as) a atuar nas mais diversas frentes relacionadas com a Engenharia de Produção. Segundo apresentado pela Associação Brasileira de Engenharia de Produção (Abepro), esta modalidade está relacionada a essas especializações:
- Engenharia Econômica: é a formulação, estimação e avaliação de resultados econômicos para avaliar alternativas para a tomada de decisões. É composto de técnicas matemáticas que simplificam a comparação econômica. O(A) engenheiro(a) que se voltar para essa especialização encontrará módulos de Gestão Econômica, Gestão de Custos, Gestão de Investimentos e Gestão de Riscos.
- Engenharia de Operações e Processos da Produção: são projetos, operações e melhorias dos sistemas que criam e entregam os produtos, sejam eles bens ou serviços, primários da empresa como matéria-prima ou energia. Os estudantes da pós terão disciplinas como Gestão de Manutenção; Planejamento, Programação e Controle de Produção; Projeto de Fábricas e de Instalações Industriais e Processos Produtivos Discretos e Contínuos.
- Engenharia de Qualidade: é a especialização que aborda o planejamento, projeto e controle de sistemas de gestão da qualidade que considerem o gerenciamento por processo, a abordagem factual para a tomada de decisões e a utilização de ferramentas de desempenho. Entre as suas disciplinas, encontram-se Normalização, Auditoria e Certificação para a Qualidade; Organização Metodológica da Qualidade e Confiabilidade de Processos e Produtos.
- Logística: São técnicas para tratamento das principais questões envolvendo o transporte, a movimentação, o estoque e o armazenamento de insumos e produtos. Tem como objetivo a redução de custos, a garantia da disponibilidade do produto, assim como o atendimento de acordo com os níveis de exigência dos clientes. Algumas matérias estudadas por esta seção são Gestão da Cadeia de Suprimentos; Gestão de Estoques; Logística Empresarial e Transporte e Distribuição Física;
- Pesquisa Operacional: para a resolução de problemas reais envolvendo situações de tomada de decisões, através de modelos matemáticos processados por computadores. Aplica conceitos e métodos de outras disciplinas científicas na concepção, no planejamento ou na operação de sistemas. Introduzem elementos de objetividade e racionalidade na definição de decisões, mesmo ainda levando em conta as subjetividades e enquadramento organizacional dos desafios.
O Crea-RJ parabeniza todos os(as) engenheiros(as) de Produção pela sua dedicação e emprego de novas técnicas para o desenvolvimento de bens e serviços que são essenciais para a manutenção não apenas de empresas e indústrias, mas para todos os âmbitos da vida social.
Confira o vídeo!