A Engenharia Agrícola é uma área do conhecimento que se dedica ao estudo, projeto, desenvolvimento, implantação e gerenciamento de sistemas de produção agrícola. É uma profissão regulamentada no Brasil pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia.
A profissão é uma das que mais tem crescido no mundo da Engenharia, juntamente com a agropecuária e a Agronomia. Os profissionais que trabalham nessa área são cada vez mais fundamentais para o aumento da quantidade e qualidade na produção de alimentos. Vale lembrar que o Brasil é um dos países que mais produz alimentos no mundo.
O Dia do(a) Engenheiro(a) Agrícola é comemorado em 27 de outubro. Essa data foi escolhida porque, nesse mesmo dia, em 1972, o primeiro curso de Engenharia Agrícola foi aprovado na Universidade Federal de Pelotas.
Graduação
A graduação em Engenharia Agrícola é um curso de nível superior que forma profissionais capazes de aplicar princípios da Engenharia no setor agrícola. O engenheiro agrícola trabalha com tecnologias e técnicas para otimizar a produção agropecuária, sempre buscando sustentabilidade e eficiência.
O curso geralmente tem duração de cinco anos (ou 10 semestres), sendo oferecido em regime integral em muitas universidades. A graduação é composta por disciplinas teóricas e práticas, abrangendo áreas fundamentais da Engenharia e das Ciências Agrárias. Esse curso é voltado para a eficiência no uso dos recursos naturais, desenvolvimento de tecnologias e aumento da produtividade agrícola, sempre com uma preocupação ambiental.
Pós-Graduação
A pós-graduação em Engenharia Agrícola oferece oportunidades para que os profissionais aprimorem suas habilidades, desenvolvam novas tecnologias e se tornem especialistas em diversas áreas ligadas à agricultura e à sustentabilidade, como:
- Sistemas de Irrigação e Drenagem
- Gestão de Recursos Hídricos no Agronegócio
- Tecnologias de Automação e Máquinas Agrícolas
- Manejo Sustentável de Solos e Águas
O mestrado e o doutorado são voltados para aqueles que desejam atuar em pesquisa ou se tornar professores universitários, enquanto a especialização atende profissionais que buscam uma aplicação prática no mercado de trabalho.
O Crea-RJ parabeniza todos os profissionais ligados à Engenharia Agrícola por transformarem o campo com inovação, tecnologia e sustentabilidade, promovendo um futuro mais eficiente e produtivo para todos.
Confira o vídeo!