O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (Crea-RJ), engenheiro Miguel Fernández, parabeniza a primeira mulher eleita presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seção RJ, a advogada Ana Tereza Basílio, assim como a todos que vão compor sua diretoria.
“Desejamos que Ana Tereza Basilio tenha uma gestão bem-sucedida, comprometida com as prerrogativas e o crescimento da advocacia, que é essencial para o estado democrático de direito”, afirmou Fernández.
Pela primeira vez, em 94 anos de fundação, uma mulher chega à presidência da OAB-RJ, um evento que comprova o protagonismo das mulheres cada vez maior na sociedade brasileira. Atual vice-presidente da Seccional, Basilio foi a escolhida da advocacia fluminense para comandar a entidade no triênio 2025-2027, nas eleições ocorridas na segunda-feira, dia 25.
Com 100% das urnas apuradas, Basilio, que encabeçou a chapa OAB Unida e Renovada, obteve 31.810 votos, o que representa 60,1% dos votos válidos. O candidato adversário, Marcello Oliveira, da chapa Reviravolta #OposiçãoDeVerdade, ficou com 39,9%.
"Foi uma grande conquista das mulheres advogadas, porque quebramos o teto de vidro da OAB depois de 94 anos. E é também a primeira vez no Brasil que uma chapa encabeçada por duas mulheres vence numa Seccional. Serão duas mulheres na Diretoria da OAB RJ e duas na Diretoria da Caarj, ou seja, uma composição super feminina. Estou muito feliz e vamos fazer, se Deus quiser, uma grande gestão”, declarou Basilio ao site da OAB-RJ, entidade que reúne cerca de 150 mil advogados.
“A advocacia pode esperar a minha dedicação absoluta e um sacerdócio de três anos para honrar o voto de cada advogado e de cada advogada. A prioridade desta gestão é a redução da anuidade no segundo ano de gestão, depois de realizarmos uma reforma administrativa no primeiro ano e um investimento pesado na ESA e na Mentoria Jurídica para impulsionar a capacitação da advocacia de todo o estado, sobretudo a do interior".
Na OAB-RJ, a atuação de Ana Tereza remonta ao ano 2000, quando foi eleita conselheira seccional, cargo que ocupou até 2006. Nesse período, criou e presidiu a Câmara de Mediação e Arbitragem e foi presidente da Comissão de Sociedades de Advogados da Ordem, além de participar ativamente de diversas outras comissões temáticas. Foi a fundadora do Tribunal de Mediação da OAB-RJ e, também, sua primeira presidente.
Desde 2019, ocupa a Vice-Presidência da OAB-RJ, posto no qual se destacou em várias frentes institucionais, em especial no combate à morosidade do Poder Judiciário e às altas custas judiciais, batalhas que lidera como presidente da Comissão de Celeridade Processual da Seccional. Preside ainda a Comissão de Celeridade Processual da entidade e é idealizadora do Projeto de Mentoria Jurídica, de capacitação profissional.
Para o presidente da OAB-RJ, Luciano Bandeira, o processo eleitoral foi ágil, transparente e democrático. “Foi um dia de democracia na Ordem dos Advogados do Brasil. Tudo transcorreu na mais perfeita paz e harmonia, o que serve de exemplo para toda a sociedade brasileira. Temos certeza de que a OAB vai continuar neste caminho da defesa dos direitos fundamentais e de cada advogado e advogada do nosso estado”.
Conheça a nova Diretoria da OAB-RJ
Ana Tereza Basilio - presidente
Sylvia Drummond - vice-presidente
Rafael Borges - secretário-geral
Sérgio Antunes - secretário-adjunto
Fábio Nogueira - tesoureiro