Crea-RJ e Defesa Civil estadual vão firmar acordo de cooperação técnica

Em reunião no Quartel-central do Corpo de Bombeiros, na terça-feira, dia 7 de maio, o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio (Crea-RJ), Miguel Fernández, e o secretário estadual de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Leandro Monteiro, concordaram em fazer uma parceria por meio de um termo de cooperação técnica entre as duas entidades para atuarem na fiscalização de forma conjunta. O secretário Leandro Monteiro colocou à disposição do Crea-RJ a estrutura do Corpo de Bombeiros, que inclui até helicópteros, para o Conselho fiscalizar o exercício legal da profissão de engenheiro.

O Crea-RJ, por sua vez, vai oferecer o acesso a informações sobre a habilitação de profissionais de engenharia, assim como se uma obra está ou não legalizada perante o Conselho. O presidente do Crea-RJ, Miguel Fernández, ficou muito animado com a parceria com a Secretaria de Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros, dois órgãos públicos essenciais para a prevenção de acidentes e crises humanitárias.

“Fomos muito bem recebidos pelo secretário Leandro Monteiro. Com essa parceria dos órgãos do Estado do Rio vamos avançar também em nossa parceria com o Ministério Público estadual para a a fiscalização do exercício ilegal da profissão, de obras irregulares e grandes eventos, o que vai contribuir para a segurança de todos. O Crea-RJ também está à disposição da Defesa Civil no que for preciso”, afirmou o presidente do Crea-RJ.

O secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Leandro Monteiro, afirmou considerar estratégica a parceria com o Crea-RJ para a prevenção de acidentes.

"Estamos estabelecendo uma parceria estratégica entre o Corpo de Bombeiros e o Crea-RJ para fortalecer a fiscalização e garantir a segurança da população. Esta cooperação técnica vai permitir uma atuação conjunta na verificação do exercício legal da profissão de engenharia, contribuindo para a prevenção de acidentes. Juntos, vamos avançar na promoção da segurança e na defesa dos interesses da sociedade", declarou o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, coronel Leandro Monteiro.

Na reunião, o presidente do Crea-RJ solicitou ao comandante-geral do Corpo de Bombeiros que aprecie um pleito da Câmara Especializada de Engenharia Química do Conselho. A Câmara havia enviado ofício ao comandante do Corpo de Bombeiros pedindo que os engenheiros químicos registrados no Crea-RJ também sejam contemplados na resolução dos bombeiros para manipular produtos químicos empregados na proteção contra incêndio.

Além do secretário e do presidente do Crea, participaram da reunião o chefe de gabinete da Secretaria de Defesa Civil, coronel Rodrigo Polito, e os superintendentes administrativo e técnico do Crea, respectivamente Édipo Ázaro, e Leonardo Dutra.

Crea-RJ e Defesa Civil estadual vão firmar acordo de cooperação técnica