Crea-RJ E CREMERJ FAZEM PARCERIA PARA FISCALIZAR USO DE EQUIPAMENTOS HOSPITALARES

Pela primeira vez, dois conselhos profissionais se unem para buscar a melhoria da qualidade do atendimento hospitalar no Rio, por meio da manutenção de equipamentos que garantam a prestação de um serviço de excelência e que preserve a vida. Os presidentes do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-RJ) e do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio (Cremerj), respectivamente Miguel Fernández e Walter Palis Ventura, se reuniram na sexta-feira, dia 1º, na sede do Cremerj e decidiram fazer uma parceria para a criação de um selo de certificação de hospitais e clínicas que tenham profissionais e empresas regularizadas para a manutenção e operação de equipamentos hospitalares essenciais para um atendimento hospitalar de qualidade. Com isso, os Conselhos vão dar mais segurança às ações médicas, reduzindo o risco de morte de pacientes.

Crea-RJ e Cremerj vão atuar de modo conjunto na fiscalização do uso e da manutenção de equipamentos hospitalares em unidades de saúde de todo o estado. A parceria será efetivada por um termo de cooperação técnica que será firmado pelos dois conselhos.

“O Crea vai trabalhar não apenas em defesa do setor profissional, mas sobretudo em defesa da vida. Vamos atuar com a finalidade de avançar o trabalho de parceria com outros conselhos profissionais”, afirmou o presidente do Crea, engenheiro civil Miguel Fernández, acrescentando que esse tipo de fiscalização provavelmente vai reduzir as mortes em unidades de saúde.

Os equipamentos hospitalares precisam de manutenção e operação por profissionais qualificados e empresas regularizadas no Crea-RJ. Quanto menos houver fiscalização do uso desses equipamentos maior é o risco de falhas que resultam em problemas na ventilação, em contaminação do ambiente e podem acarretar até em morte de pacientes. Por isso, os Conselhos chegaram à conclusão da importância de criação de um selo de qualidade para as unidades de saúde que tenham empresas regularizadas e profissionais responsáveis pela manutenção e operação de equipamentos hospitalares.

“A colaboração entre as áreas de medicina e engenharia é fundamental para garantirmos ambientes de saúde seguros. Ao unirmos forças entre o Cremerj e o Crea-RJ, ganhamos ainda mais eficiência nas avaliações e fiscalizações das estruturas hospitalares, em prol da saúde da população assistida”, afirmou o presidente do Cremerj, Walter Palis.

Em menos de dois meses, esta é a segunda parceria do Crea com um conselho profissional. Em 16 de janeiro, o Crea-RJ assinou um inédito protocolo de intenções com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo para promover o fortalecimento das duas instituições, assim como a fiscalização conjunta.