Rio sedia 25º Congresso da Sociedade Brasileira de Automática

Crea-RJ e Mútua-RJ participam do Congresso Brasileiro de Automática

Fundada em 1975, a Sociedade Brasileira de Automática – organização científica com o objetivo principal de promover a ciência e a tecnologia de controle automático e suas aplicações – está realizando no Rio de Janeiro seu congresso anual, com organização da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e apoio do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ) e da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), além de patrocínio de várias empresas, como a Mútua, a Caixa de Assistência dos profissionais do Sistema Confea/Crea.

O XXV Congresso da Sociedade Brasileira de Automática foi aberto na noite desta quarta-feira, dia 15 de outubro, com uma mesa formada pelo presidente da SBA, o engenheiro eletricista Tiago Roux Oliveira, da Uerj; o coordenador do evento, professor Marcos Vicente de Brito Moreira, da UFRJ; a diretora da Coppe/UFRJ, a engenheira mecânica Suzana Kahn Ribeiro; e um dos fundadores da SBA, Celso Bottura, que é professor da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da Unicamp. As informações foram dadas pela secretária de comunicação da SBA, a professora Grace Deaecto.

 

O congresso reúne mais de mil participantes no Centro de Convenções do Hotel Windsor Oceânico

Segundo explicou Deaecto, o Congresso Brasileiro de Automática (CBA-2024) é um dos maiores congressos da área de automação do país, que reúne as comunidades científicas, acadêmicas e industriais de todo o Brasil. O congresso engloba, além dos tópicos clássicos da área de controle e automação, tecnologias de ponta como energias alternativas, micro-redes, robótica, inteligência artificial, aprendizado de máquinas, indústria 4.0, internet das coisas, entre outros. Este congresso é o maior evento promovido pela Sociedade Brasileira de Automática, que também é responsável pelo Simpósio Brasileiro de Automação Inteligente (SBAI) e o Simpósio Brasileiro de Sistemas Elétricos (SBSE).

Durante o CBA, que vai acontecer até sexta-feira, dia 18, no Centro de Convenções Windsor, na Barra da Tijuca, serão realizadas plenárias, assembleias, sessões técnicas e  minicursos como “Sistemas de Armazenamento de Energia em Baterias: Tecnologia, Aplicações e Desafios” e “A Eletrônica de Potência e o Paradigma do Sistema Elétrico de Potência do Futuro: Uma Reflexão Sobre a Otimização do Setor Energético Brasileiro”.

Mais informações no site https://cba2024.vidaestudantil.com/

Rio sedia 25º Congresso da Sociedade Brasileira de Automática