Após se reunir com o presidente eleito da Associação Brasileira dos Engenheiros Civis (ABENC), seção RJ, engenheiro civil Cláudio Barcelos Dutra, na sede do CREA-RJ, nesta segunda-feira, dia 6 de janeiro, o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (CREA-RJ), parabenizou Dutra e anunciou a implantação de um termo de cooperação técnica entre o CREA-RJ e ABENC-RJ para ações conjuntas, envolvendo o setor da Engenharia Civil.
“Desejo todo sucesso ao engenheiro Cláudio Dutra e à nova gestão da ABENC, entidade tradicional que tem enorme importância para a Engenharia Civil em todo o país, especialmente no Estado do Rio”, afirmou Fernández, que também é associado à ABENC.
O presidente eleito da ABENC-RJ, Cláudio Barcelos Dutra, afirmou estar empenhado em desenvolver um bom trabalho à frente da entidade:
“Fico muito honrado por ter sido escolhido para presidir essa entidade que tem mais de 40 anos de existência e representa os engenheiros civis. Nossas expectativas são as melhores, de poder aumentar ainda mais a representatividade da nossa classe, com a ABENC servindo à sociedade. Para isso, firmamos um termo de cooperação com o presidente do CREA e logo veremos bons resultados dessa parceria”, afirmou o engenheiro Cláudio Dutra.
Formado em Engenharia Civil pela Unisuam, há 22 anos, com mestrado pela Universidade Federal Fluminense, Cláudio Dutra é servidor da Prefeitura do Rio, onde começou como técnico da Companhia de Engenharia de Tráfego (Cet-Rio) em 2002. Atuou também na Fundação Rio Águas, onde foi diretor de Obras e Conservação e chegou à presidência em 2017, voltando a presidir o órgão em 2020. Em 2019, ele presidiu o Instituto Estadual do Ambiente (INEA). Atualmente é coordenador de obras da Secretaria Municipal de Habitação.
A atual diretoria da ABENC-RJ, encabeçada por Cláudio Dutra, foi eleita em 19 de dezembro passado para o triênio 2025-2026-2027. Fundada em 6 de março de 1979, a ABENC é uma entidade nacional empenhada no aperfeiçoamento técnico, científico e cultural dos engenheiros civis, com foco para o desenvolvimento nacional e o bem-estar da sociedade. Em sua luta na defesa e valorização dos profissionais da Engenharia Civil, a ABENC realiza periodicamente congressos brasileiros. Já foram realizados 14 congressos em várias capitais.