Prefeitura de Itaocara é ponto de encontro com equipe e profissionais do Crea-RJ

Lideranças do Crea-RJ levaram à Prefeitura de Itaocara, no dia 19 de março, uma lista de ações que serão realizadas no município, através de uma parceria entre as organizações. Entre elas, pode-se destacar a fiscalização constante de vistorias de obras, cursos de capacitação profissional e a participação dos Conselhos Municipais, por meio de ferramentas que possibilitam aos cidadãos uma participação ativa no processo de criação de políticas públicas, no município que fica no Noroeste Fluminense.

Como os termos de parceria são extensos, o Crea-RJ irá contribuir com as ações de acordo com a demanda. O assessor de Assuntos Institucionais, Osiris Barboza, esclarece que é importante dialogar com o Poder Legislativo, devido a responsabilidade social que o Crea possui. “Como instituição federal, precisamos zelar pela vida e pela segurança dos cidadãos. A fim de buscar o avanço, essa parceria é uma colaboração que estamos propondo à Prefeitura de Itaocara, ao mesmo tempo que estamos cumprindo nosso programa eleitoral, que consiste na descentralização do Crea”, afirma.

Ainda no dia 19, houve uma outra reunião, dessa vez organizada pela Associação de Engenheiros do Noroeste Fluminense, cuja pauta principal foi fomentar a aproximação dos profissionais ao Sistema. Na presença de toda equipe, o presidente Luiz Antônio Cosenza, foi agradecer, ouvir sugestões, discutir problemas da região e buscar soluções práticas e úteis. “Foi uma reunião muito importante para nós, visto que demonstra, na prática, o interesse que temos em ouvir as empresas e profissionais de outras regiões. É uma situação que, de fato, colocamos o Crea numa relação direta com quem necessita do Crea”, observa Osiris.

O assessor acrescenta, também, o desafio que é entender o funcionamento de uma determinada região, uma vez que a lógica fica presa aos problemas da capital. “Por vezes, queremos efetuar soluções para um lugar que não funciona com os mesmos costumes, devido a uma lógica diferente da que estamos acostumados”, diz. O objetivo da Associação de Engenheiros do Noroeste Fluminense, em atrair os profissionais, é fundamental para o Crea, visto que isso é o que irá nortear as ações do Conselho, isto é, determinar as funções de acordo com o que é demandado pela sociedade, pelas empresas e pelos profissionais.

Créditos das fotos: Claudionor Santana.