Inicialmente habitada pelos índios Tamoios, a região passou a pertencer à Capitania de São Vicente que, desmembrada, constituiu a Capitania do Rio de Janeiro. Na metade do século XVI, essas terras foram divididas em sesmarias, posteriormente cedidas aos jesuítas que visavam a catequizar os índios.
Por volta de 1670, uma sesmaria de aproximadamente 9 mil léguas foi doada ao Alferes Henrique Duque Estrada,onde foi construído um casarão intitulado Solar dos Duques. Hoje é o bairro de Duques, onde em 1969 foi instalada a estação terrena de comunicações internacionais via satélite da EMBRATEL.
No dia 17 de março de 1878 foi inaugurada a Estação Ferroviária de Tanguá, com a chegada da primeira composição de trens vinda da Estação de Porto das Caixas, distante 18 km. Já no período entre 1920 e 1923 foi construída a Usina Tanguá, seguindo-se a constituição de Tanguá como quinto distrito de Itaboraí. A usina operava em sistema de moagens anuais, em que a maioria da população trabalhava no plantio e no corte da cana.
A estação ferroviária teve grande importância nas décadas de 20 a 60 do século passado, quando dela era transportada a produção de açúcar e também de álcool produzida na Usina Tanguá. Esses produtos seguiam para Niterói – então capital do Estado do Rio de Janeiro – e também para o Estado da Guanabara, atual município do Rio de Janeiro, onde eram comercializados. Em 1970, devido a dificuldades financeiras, a usina fechou. Instalou-se no mesmo prédio a Companhia Brasileira de Antibióticos, considerada, enquanto em operação, a maior indústria farmacêutica da América do Sul na produção de antibióticos.
Na mesma década de 70 é descoberta em Tanguá uma das maiores reservas de fluorita do Brasil. Este mineral, como o calcário, representa atualmente uma das maiores riquezas minerais do Estado do Rio de Janeiro.
O Crea-RJ parabeniza Tanguá por seus 29 anos, celebrando todos os profissionais do Sistema Confea/Crea que atuam no município, trabalhando pelo desenvolvimento da região!
Fonte: TCE/RJ - Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro