Parabéns ao município de Cantagalo, por seus 211 anos!

Cantagalo fazia parte do grande sertão de Macacu. Teve como primeiros habitantes os índios coroados e goitacases, que desapareceram da região por volta de 1855. A colonização iniciou-se em meados do século XVIII, em função da febre do ouro que atraiu aventureiros de todos os cantos.

O crescimento de Cantagalo, contudo, não foi interrompido pelo fim da febre do ouro. Se a terra era pobre em metais, por outro lado era extremamente fértil. Surgia por toda a serra a cultura do café, transformando a localidade em uma das mais importantes da província. O município foi, então, emancipado por alvará de 9 de março de 1814 e instalado em 8 de outubro do mesmo ano, recebendo o nome de São Pedro de Cantagalo. 

Por iniciativa do barão de Nova Friburgo, e praticamente por ele patrocinado, foi construído o ramal ferroviário entre Cantagalo e Nova Friburgo, concluído em 1883. Em 1891, uma epidemia de febre amarela dizimou grande parte da população e, em consequência, foram implementadas obras de saneamento e melhoramentos na cidade, modernizando seu sítio urbano. 

A partir da crise das lavouras cafeeiras, passaria o município por um longo período de decadência e estagnação. A emancipação de velhos distritos lhe causaria significativa perda territorial. Famílias arruinadas abandonaram suas antigas fazendas e casarões. O gado, em regime extensivo, substituiria o café no solo enfraquecido por quase um século de plantio e a população chegaria a diminuir. 

Somente nas últimas décadas do século XX o calcário entraria em cena, arrojando Cantagalo em novo ciclo de ascensão econômica. Atualmente, a indústria assume a liderança na geração de renda, com destaque para o setor cimenteiro, mas a pecuária ainda constitui importante aspecto econômico do município. 

 

O Crea-RJ parabeniza Cantagalo por seus 211 anos, celebrando todos os profissionais do Sistema Confea/Crea que atuam no município, trabalhando pelo desenvolvimento da região! 

 

Fonte: TCE/RJ - Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro

 

 

Parabéns ao município de Cantagalo, por seus 211 anos!