Bom Jardim teve sua origem nos municípios de Cantagalo e Nova Friburgo. Os núcleos de povoamento parecem datar do início do século XIX. Notícias esparsas dão conta da formação de colônias agrícolas atraídas pelo clima e pela fertilidade das terras, que compensavam as desvantagens de um relevo bastante acidentado. Antes, presume-se que tenham sido implantados alguns pousos de tropas para abrigar viajantes e garimpeiros que, no século XVIII, procuravam as terras auríferas de Cantagalo no sertão do rio Macacu, além de haver notícias da doação de sesmarias nas margens do rio Grande.
O trajeto de penetração mais natural para quem vinha de Nova Friburgo era constituído pelo vale do rio Grande e, desse modo, a influência irradiadora da cultura cafeeira em busca de terras menos frias e mais adequadas fez com que, por volta do ano de 1819, algumas famílias suíças fossem atraídas para a região. Pouco depois, alguns alemães também se fixariam no local, surgindo o primeiro núcleo habitacional às margens do rio São José, estabelecendo-se a freguesia de São José do Ribeirão em 1857, no município de Nova Friburgo.
O núcleo de Bom Jardim formou-se com a implantação da estrada de ferro Cantagalo, tendo em seguida passado por uma fase de grande desenvolvimento em virtude da maior facilidade de comunicação. Dessa forma, suplantou a localidade de São José do Ribeirão e constituiu-se sede do município de Bom Jardim, criado em 1892, após as diversas subdivisões dos municípios serranos motivadas pelo advento da República.
O município de Bom Jardim evoluiu como importante centro agrícola serrano, tendo sido um dos maiores produtores de café no período que se seguiu à sua emancipação através do Decreto nº 280, de 6 de junho de 1891, e instalação, em 5 de março de 1893, proporcionando a elevação de sua sede à categoria de cidade em 27 de dezembro de 1929.
Posicionado ao longo do vale do ribeirão Floresta, o núcleo urbano expandiu-se a partir da década de 30. Com a decadência da lavoura do café, foram progressivamente loteadas as terras das fazendas próximas, ao longo do rio Grande, integrando-se à malha urbana. O ramal ferroviário foi desativado, possibilitando o aproveitamento de seu leito para circulação viária na área central e integração do município ao sistema rodoviário do estado por meio da RJ-116.
O Crea-RJ parabeniza Bom Jardim por seus 132 anos, celebrando todos os profissionais do Sistema Confea/Crea que atuam no município, trabalhando pelo desenvolvimento da região!
Fonte: TCE/RJ - Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro