As terras onde se encontra o município de Araruama eram ocupadas pelos índios tupinambás, que deixaram forte registro arqueológico. Os primeiros portugueses chegaram à região por volta de 1575, chefiados por Antônio de Salema, que liderou uma expedição cujo objetivo era expulsar os franceses do Brasil. Contudo, os primeiros registros escritos sobre o território de Araruama datam de 1615, em consequência da fundação da atual cidade de Cabo Frio, a qual veio promover reconhecimento do vale do rio São João e das lagoas de Araruama e Saquarema.
Em 1626, as terras de Araruama integravam a sesmaria doada a Manuel Riscado, permanecendo, porém, despovoadas por muito tempo. Em 1799, foi criada a freguesia de São Sebastião de Araruama, tendo como centro a primitiva matriz de São Sebastião, fundada pelos frades capuchinhos. Essa freguesia pertenceu ao município de Cabo Frio até 1852, quando passou a fazer parte do município de Saquarema.
O desenvolvimento do núcleo ligado à função portuária, servindo de escoadouro para produtos da economia local – pesca e sal –, determinou a emancipação do município, pelo Decreto-Lei nº 1.128, de 6 de fevereiro de 1859, sendo instalado em 25 de agosto do mesmo ano. Da mesma forma, motivou a elevação da vila à hierarquia de cidade, pelo Decreto nº 40, de 22 de janeiro de 1890, com a denominação de Araruama.
O declínio da agricultura cafeeira provocou alterações na economia. A cultura da cana-de açúcar, que já existia anteriormente, teve novo impulso. Outras culturas surgiram. A cidade de Araruama desenvolveu-se linearmente ao longo da rodovia RJ-106, ocupando áreas em ambos os lados da estrada. O núcleo urbano apresenta topografia plana nas áreas mais próximas à lagoa de Araruama e suavemente ondulada em trechos mais afastados.
Na estrutura urbana, pode-se identificar uma área mais antiga, correspondente aos bairros do centro e de São Sebastião, cuja ocupação ocorreu antes da consolidação da cidade como centro de veraneio. A partir de 1941, com a criação do atual bairro do Parque Hotel, o núcleo passa a assumir vocação turística mais expressiva. Este loteamento pode ser considerado como a primeira incorporação importante de cunho turístico do município. A partir de seu lançamento, ocorreu uma série de novos loteamentos voltados para uma clientela de veranistas. O principal sentido do crescimento urbano processa-se em direção a Iguaba Grande, com a qual tende a conurbar-se.
O Crea-RJ parabeniza Araruama por seus 166 anos, celebrando todos os profissionais do Sistema Confea/Crea que atuam no município, trabalhando pelo desenvolvimento da região!
Fonte: TCE/RJ - Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro