O que é voçoroca?

Uma voçoroca, também conhecida como boçoroca ou buracão, é uma um fenômeno geológico que consiste na formação de grandes buracos de erosão, causados pela chuva e intempéries, em solos onde a vegetação é escassa e não mais protege o solo, que fica cascalhento e suscetível de carregamento por enxurradas. Essa forma de erosão avançada ocorre em áreas de declive acentuado, geralmente começando com o escoamento da água em áreas onde o solo está desprotegido, seja devido à remoção da vegetação natural ou à atividade humana, como a agricultura inadequada.

A água da chuva flui pela superfície do solo, criando pequenos sulcos, que, com o tempo, se tornam cada vez mais profundos e largos, formando uma voçoroca. Elas representam um sério problema ambiental, pois podem causar a degradação do solo, a perda de terras agricultáveis, o assoreamento de rios e cursos d’água, além de representarem riscos à segurança de pessoas e infraestruturas próximas, já que a erosão pode levar ao desabamento de estradas e edificações. 

Em alguns casos, as voçorocas podem até ameaçar cidades inteiras, como é o caso da cidade de Buriticupu, no interior do Maranhão, que convive com enormes crateras que ameaçam partir a cidade ao meio. Atualmente, são 26 buracos gigantes avançando sobre a cidade. Alguns desses abismos têm até 70 metros de profundidade e 500 metros de comprimento. As primeiras voçorocas se formaram a partir da rápida expansão urbana de Buriticupu, onde uma única voçoroca já chegou a “engolir” três ruas e mais de 50 casas nos últimos 10 anos, à medida que mais chuvas caíam e a cratera aumentava. 

Controle e recuperação, o papel de agrônomos e geólogos

No Brasil vem se observando, desde o início da colonização, a utilização de práticas agrícolas inadequadas - plantio contínuo, em linhas dirigidas a favor das águas, desmatamento, queimadas etc - ações, em sua maioria, responsáveis pela formação das voçorocas, que constituem a maior evidência da degradação das terra. Os profissionais da Agronomia e da Geologia acabam sendo acionados após a ocorrência dos problemas, na tentativa de uma uma solução ou controle. 

O controle dos voçorocamentos consiste em realizar a sua estabilização ou evitar que cresça, tanto em largura como em profundidade. A primeira medida a ser adotada é o desvio do fluxo de água que está ocasionando a voçoroca, para impossibilitar o seu aumento. Se essa providência não for realizável, deverão ser adotados processos que controlam a velocidade e o volume da água que escorre sobre a garganta. Há situações em que é possível a construção de um terraço tipo murundu – canal com um camalhão ou dique bem alto. A finalidade desse terraço é desviar a água que escorre da área superior à parte inicial da voçoroca e é chamado terraço-dedispersão. 

As estratégias de controle de erosão propostas para a recuperação de áreas com presença de voçorocas constituem-se normalmente de práticas mecânicas e vegetativas de baixo custo. Práticas mecânicas referem-se a operações mecanizadas e/ou manuais para transporte de material, movimentação de terra, alocação e/ou remoção de rejeitos e construção de pequenas obras de contenção e dispositivos de drenagem superficial. Estas possuem como objetivo estabelecer condições mínimas para que se possam estabelecer as práticas vegetativas, ou revegetação. Esta última que constitui no plantio de espécies adaptadas aos ambientes em questão, o que também é normalmente complementado com práticas edáficas, isto é, a incorporação de cobertura morta para a proteção superficial do solo e formação de serrapilheira. 

O Crea-RJ é o Conselho Profissional que regulamenta o exercício tecnicamente habilitado dos profissionais da Agronomia e da Geologia e entende que essa competência técnica tem de ser levada em consideração antes do aparecimento de problemas, como o das voçorocas. A contratação de mão de obra especializada para o planejamento e execução de projetos de exploração do solo ajuda a prevenir e minimizar os impactos negativos sbre o meio ambiente e a sociedade. 

 

Fonte: com informações da Embrapa

 

O que é voçoroca?