A Mútua - Caixa de Assistência dos Profissionais dos Creas foi criada em 7 de dezembro de 1977, pela Lei 6.496, com o objetivo de oferecer suporte e benefícios aos profissionais da área tecnológica registrados nos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia. A sua criação surgiu em resposta à necessidade de promover maior assistência social e financeira a esses profissionais, auxiliando-os em diversas situações, desde dificuldades financeiras até emergências, a fim de melhorar a qualidade de vida dos seus associados.
No início da década de 1970, houve uma crescente demanda por um sistema de apoio que fosse além da fiscalização e regulamentação profissional. Os engenheiros, agrônomos e outros profissionais das áreas tecnológicas sentiam a necessidade de um órgão que os ajudasse em situações de vulnerabilidade e promovesse maior segurança financeira e social.
Ao longo das décadas, ampliou seus serviços, passando a oferecer auxílios como planos de previdência complementar, seguros, empréstimos com condições facilitadas, auxílios para situações de emergência, como problemas de saúde, desastres naturais e outras dificuldades.
Estruturada com Caixas Regionais em todos os estados do Brasil, essa descentralização permite o alcance e o suporte aos profissionais de forma mais abrangente e adaptada às realidades locais. Isso facilita o acesso aos serviços e benefícios oferecidos, garantindo que estejam próximos dos profissionais em todas as regiões do país.
A Mútua é administrada por uma Diretoria Executiva composta por cinco membros, sendo três indicados pelo Plenário do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e dois pelos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia (Creas). Todos devem ser associados contribuintes da Mútua. O mandato é de três anos, podendo haver uma recondução. Já nas Mútuas Regionais são três Diretorias: Geral, Financeira e Administrativa, escolhida, a cada três anos, pelo voto direto dos profissionais associados.
A adesão à Mútua é voluntária e está disponível para todos os profissionais com registro ativo nos Creas. Para se tornar um associado, é necessário ter registro ativo em um dos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia (Creas) e preencher o formulário de adesão em Mútua Nacional. Após o pagamento da taxa de inscrição e apresentação dos documentos solicitados, já é possível usufruir dos benefícios e serviços oferecidos (alguns possuem tempo de carência).
Além de seu papel junto aos profissionais, a Mútua é uma parceira dos Creas no apoio para a realização de eventos e ou produção de materiais voltados para o desenvolvimento e aperfeiçoamento profissional.
Conheça alguns dos benefícios da Mútua:
- Empreender Mulher
- Mútua Mais Azul
- Férias Mais
- Garante Saúde
- Garante Saúde Catástrofes (emergencial)
- Auxílio Funeral
- Pecúlio por Morte
- Auxílio Pecuniário
- Auxílio Maternidade
- Auxílio Creche
- Catástrofes e Fenômenos da Natureza
- PIM – Programa de Inclusão da Mútua
- ABNT
- Clube Mútua
O Crea-RJ parabeniza a Mútua pelos seus 47 anos de suporte aos profissionais da Engenharia, Agronomia e Geociências. A Mútua tem sido uma parceira fundamental na promoção do bem-estar e na oferta de benefícios que fortalecem a atuação desses profissionais, contribuindo para o desenvolvimento de suas carreiras e suas vidas. A parceria com o Crea-RJ, por meio de iniciativas conjuntas, reafirma o compromisso de ambos em valorizar a profissão e garantir as condições necessárias para que os profissionais possam transformar desafios em oportunidades.