Dia do(a) Tecnólogo(a)

Com campos de atuação bem definidos, dentro de suas mais diversas possibilidades de carreira, tal como automação industrial a produção de jogos digitais, os(as) tecnólogo(as) encarregam-se da elaboração de orçamentos e no controle de qualidade; conduzem equipes de instalação, montagem e reparo; operam e fazem a manutenção de equipamentos, como sua devida instalação, e podem até executar desenhos técnicos . Em seus estudos, reúnem conteúdos básicos, humanísticos e profissionais, sendo eles gerais e específicos. 

A profissão de tecnólogo foi regulamentada pela Lei n° 2.245, de 2007, nas modalidades relacionadas no Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia (CNCST) do Ministério da Educação. Esse catálogo assegura a oferta dos Cursos Superiores de Tecnologia (CST) e que a formação siga as reivindicações da sociedade e atenda às necessidades do setor produtivo. 

As atividades desempenhadas pelos tecnólogos foram normatizadas pela Resolução N° 313, Art. 3º e 4°, de 26 de setembro de 1986 do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea).

No dia 24 de novembro, celebra-se o Dia do(a) Tecnólogo(a).

Técnico e Tecnólogo: Quais as diferenças?

O curso de tecnologia é de nível superior, assim como bacharelado e licenciatura. O curso técnico é apenas de nível médio, mas contribui para a formação dos alunos ao possibilitar que eles ingressem no mercado de trabalho e tenham experiências na vida profissional. 

O curso técnico solicita o diploma  do ensino fundamental, enquanto o de tecnólogo é preciso o diploma do ensino médio. Apesar de serem cursos com uma duração menor em relação aos de bacharelado, por exemplo, a duração mínima do tecnólogo é de dois anos. Já o do técnico pode durar de dois meses a três anos.

Curso de tecnólogo, bacharelado ou licenciatura?

Apesar desses três segmentos possuírem o mesmo nível de ensino superior, algumas diferenças merecem ser destacadas. O tempo de duração é uma delas. Na graduação e na licenciatura, a duração do curso pode ser de quatro a seis anos, dependendo da área. O curso de tecnologia dura de dois a três anos, sendo uma opção para quem quer concluir o ensino superior de forma rápida e ainda efetiva. 

O objetivo dos cursos também é um fator relevante: o curso de tecnólogo prepara os alunos para áreas mais específicas, com uma grade mais objetiva e prática, sem a possibilidade de uma formação mais abrangente como o de bacharelado. A licenciatura é voltada para o ensino, seja no fundamental, no médio ou no superior. 

Pós-graduação 

Apesar de ter o ensino mais específico e  com curta duração, o(a) tecnólogo(a) pode se aprofundar em sua área de atuação, seja com com a pós-graduação lato sensu ou a stricto sensu. A lato sensu é mais voltada para o mercado de trabalho, com duração mínima de 360 horas e programas de especialização, com a qual o aluno recebe um certificado na conclusão. Já a stricto sensu é direcionada para a pesquisa acadêmica e à docência, com mestrado e doutorado; sua duração é maior, mestrado são dois anos de duração e doutorado chega a quatro anos e ao final do curso, recebe-se um diploma. 

Alguns dos Cursos de Tecnologia:

Segundo o Catálogo Nacional, há 153 tipos de cursos que são oferecidos para quem deseja se tornar tecnólogo(a). Entre eles, destacamos os seguintes:

- Tecnologia em Automação Industrial: são preparados(as) para projetar e gerenciar a instalação e a aplicação de sistemas automatizados de controle e supervisão de processos industriais, assim como supervisionar redes industriais e programar controladores lógicos . Podem atuar em empresas e indústrias com processos automatizados e até mesmo com pesquisas em institutos de ensino;

- Tecnologia em Cafeicultura: responsáveis por planejar e efetuar os processos de plantação e conduzir o sistema de produção de café, como colheita, processamento e pós-colheita do grão. Também planejam a gestão financeira e atuam no desenvolvimento de projetos e pesquisas tecnológicas na produção cafeeira. Após a formação, podem trabalhar em cooperativas, órgãos públicos, propriedades rurais, institutos e empresas de comercialização do café;

- Tecnologia em Energias Renováveis: são habilitados para instalar, otimizar, projetar e operar sistemas, tanto comerciais, quanto residenciais, com base em energias renováveis, como eólica, solar, geotérmica,  maremotriz e outras fontes alternativas que não impactem o meio ambiente. Possuem a possibilidade de trabalhar em organizações reguladoras de energia e indústrias no geral com sistemas de geração renovável e comercialização de energia;

- Tecnologia em Geoprocessamento: esses(as) tecnólogos(as) supervisionam, coordenam e realizam levantamentos georreferenciados de imóveis urbanos e rurais, com base na legislação em vigor. Também utilizam a aplicação de utensílios em sistemas de sensoriamento remoto, assim como seu tratamento, análise e interpretação. Com sua formação, agem em empresas de geoprocessamento, além de pesquisas em instituições de ensino; 

- Tecnologia em Jogos Digitais: a área de informação e comunicação não estaria de fora na especialização de tecnólogos(as): esses profissionais implementam, gerenciam e testam variados gêneros de jogos digitais com equipes multidisciplinares. Também criam roteiros, cenários e personagens, os adaptando às plataformas computacionais Ocupam-se em  empresas de desenvolvimento de jogos, agências de publicidade, produtoras e veículos de comunicação; 

- Tecnologia em Petróleo e Gás: direcionados para produção, armazenagem e comercialização de petróleos e seus derivados, também realizam o monitoramento da extração desses materiais. Previnem situações de risco de acidentes de trabalho e ambientais. Indústrias petroquímicas, refinarias e distribuidoras de produtos petroquímicos são algumas seções que os(as) tecnólogos(as) podem seguir. 

O Crea-RJ parabeniza todos(as) tecnólogos(as) por contribuir no desenvolvimento de diversos setores com o uso da tecnologia, inovação e criatividade para solucionar problemas que surgem na sociedade, ao mesmo tempo que auxiliam empresas e profissionais na construção de novas formas de otimizar serviços e produtos.

Confira o vídeo!

Dia do(a) Tecnólogo(a)