Dia do(a) Engenheiro(a) Químico(a)

Conhecida como a Engenharia “universal” por combinar conhecimentos de química, biologia, física, computação e matemática, a Engenharia Química é responsável por projetar, construir e operar plantas químicas industriais de matérias-primas em produtos finais através de processos químicos, biológicos ou físicos. 

Esses profissionais são fundamentais para lidar com desafios globais como mudanças climáticas, poluição e esgotamento de recursos. Seus conhecimentos em química, física e princípios de Engenharia permitem que eles projetem soluções práticas que beneficiam o meio ambiente e a sociedade. Eles impulsionam a inovação e o progresso, aplicando suas expertises em indústrias como energia, produtos farmacêuticos e produção de alimentos.

O curso de Engenharia Química foi regulamentado pelo Ministério da Educação - MEC, e as atividades desempenhadas pelos profissionais formados na área foram normatizadas pela Resolução Nº 2018, publicada em 29 de junho de 1973 do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea). 

Em 20 de setembro, comemora-se o Dia do(a) Engenheiro(a) Químico(a).

Graduação

O curso de  Engenharia Química confere o título de bacharelado e possui duração média de quatro a cinco anos. Trata-se de uma jornada que prepara os estudantes para se tornarem especialistas da indústria química, com disciplinas como processos de transferência de calor, massa e quantidade de movimento, termodinâmica e cinética química, reatores químicos e bioquímicos, entre outros. Os alunos também têm a oportunidade de realizar estágios em empresas do setor, onde podem aplicar seus conhecimentos em situações reais, desenvolvendo habilidades práticas e adquirindo uma visão aprofundada das operações diárias da indústria química. 

Pós-Graduação

A pós-graduação em Engenharia Química, assim como o mestrado e doutorado, reúne uma gama de oportunidades para que o profissional possa aprofundar sua compreensão dos princípios básicos da indústria química, bem como trabalhar em projetos de pesquisa inovadores, colaborando com diversos setores da indústria, como alimentos, cosméticos, biotecnologia e fármacos, ou no setor nuclear, entre outros. Podendo o engenheiro(a) químico(a) se especializar em:

  •  Bioquímica: estuda processos bioquímicos de produção e aplicação de enzimas, processos fermentativos envolvidos na síntese de bioprodutos de interesse para a sociedade e processos de biodegradação de resíduos industriais. Tais processos enzimáticos e fermentativos envolvem a produção de uma variedade grande de produtos, tais como: alimentos e aditivos alimentares, biocombustíveis, biopolímeros, biossurfactantes, produtos farmacêuticos, além de produtos da química fina. 
  • Modelagem, Controle e Otimização de Processos: desenvolve projetos voltados a tecnologias de otimização e controle avançado de processos, além de pesquisas de longa data em parceria com as áreas de Processos de Separação e de Engenharia Bioquímica. Nesta área, o núcleo desenvolve modelos para várias aplicações, desde abordagens puramente fundamentais até modelos com bases em Inteligência Artificial e fluidodinâmica. 
  • Termodinâmica, Cinética Química e Reatores: desenvolve processos catalíticos e não-catalíticos heterogêneos, como geração de gás de síntese ou hidrogênio via reforma autotérmica do gás natural (metano) e da biomassa (etanol, glicerol); produção de combustível sintético via síntese de Fischer-Tropsch e remoção de poluentes gasosos oxigenados oriundos de fontes estacionárias. 
  • Ambiental: desenvolve processos que visam à minimização de processos ambientais indesejáveis, reduzindo os efeitos adversos das atividades produtivas nos meios físicos e biológicos. Dentro desta área, desenvolvem-se tecnologias ambientais associadas ao tratamento de resíduos sólidos, líquidos e gasosos, com pesquisas associadas ao tratamento biológico de resíduos sólidos e líquidos, com ênfase aos processos anaeróbios e à bioremediação de solos, além daquelas associadas ao tratamento físico-químico de efluentes industriais, com ênfase ao tratamento oxidativo avançado e à remoção de poluentes por processos adsortivos.

O Crea-RJ parabeniza todos os profissionais ligados à Engenharia Química, que com seus conhecimentos e competências técnicas, transformam de forma positiva e inovadora o desenvolvimento da sociedade.

Confira o vídeo

 

Dia do(a) Engenheiro(a) Químico(a)