Dia do(a) Engenheiro(a) Militar e Quadro de Engenheiros Militares

No dia 3 de Agosto é comemorado o Dia do(a) Engenheiro(a) Militar e do Quadro de Engenheiros Militares.

O Quadro de Engenheiros Militares é constituído por oficiais de carreira formados pelo Instituto Militar de Engenharia (IME), uma instituição de ensino superior, na área de Engenharia, do Exército Brasileiro. 

O Quadro faz alusão ao Coronel Ricardo Franco de Almeida Serra, patrono da Engenharia Militar no Brasil, um dos expoentes do desbravamento e da defesa do território brasileiro nas regiões Norte e Centro-Oeste, tendo usado suas habilidades como engenheiro, cartógrafo, geógrafo e outros, para fazer o mapeamento dessas regiões, assim como obras de grande importância ao país. 

Sobre o IME

O Instituto Militar de Engenharia - IME é herdeiro da Real Academia de Artilharia, Fortificação e Desenho, Escola de Ensino Superior Militar e de Engenharia, situada no Rio de Janeiro, criada pela rainha D. Maria I de Portugal, em 1792. É considerada a primeira escola de Engenharia das Américas e a sétima do mundo. 

Pertencente ao Exército Militar, o IME oferece cursos de graduação e pós-graduação em diversos ramos da Engenharia, sendo considerado um centro de excelência e referência nacional e internacional na indústria, além de ser um dos concursos mais exigentes do país. 

O engenheiro militar tem como principal função apoiar as Forças Armadas no desenvolvimento de novos equipamentos militares, desde o armamento até produtos de alta tecnologia, como aeronaves e satélites. Eles fazem a avaliação de materiais bélicos produzidos pela indústria nacional, fazem o levantamento de dados digitais para informações cartográficas e a execução de projetos e Programas Estratégicos do Exército, como o desenvolvimento da viatura blindada média de transporte de pessoal Guarani. 

Esses profissionais também realizam trabalhos técnicos de Engenharia não combatente, em diversos órgãos e instituições, como no Centro de Desenvolvimento de Sistemas, onde concebem, desenvolvem e sustentam softwares corporativos, como estruturas de dados de sistemas de interesse do Exército, além de gerenciar a propriedade intelectual e promover a cultura da inovação tecnológica para a Agência de Gestão e Inovação Tecnológica e entre outros. 

Para ingressar no Quadro

Para ingressar no Quadro de Engenheiros Militares é necessário prestar concurso para o Instituto Militar de Engenharia, que ocorre anualmente, com vagas tanto para o sexo feminino quanto para o masculino. A formação tem duração prevista de 5 anos, onde o aluno pode optar pelos seguintes ramos da Engenharia:

  • Engenharia Cartográfica
  • Engenharia de Computação
  • Engenharia de Comunicação
  • Engenharia Elétrica
  • Engenharia de Fortificação e Construção (similar ao curso de Engenharia Civil)
  • Engenharia Eletrônica
  • Engenharia Mecânica
  • Engenharia de Materiais
  • Engenharia Química

Quem foi Ricardo Franco

Natural de Portugal, Ricardo Franco iniciou sua trajetória militar aos 14 anos, ingressando na Academia Militar de Portugal. Aos 18 anos de idade, Ricardo foi declarado Oficial ao concluir com sucesso os cursos de Infantaria e Engenharia. Em 1780, aos 32 anos, ele foi selecionado pela Rainha Maria I para realizar uma expedição em território brasileiro, onde ficou responsável por demarcar as fronteiras brasileiras. 

Durante sua longa estadia, Coronel Ricardo Franco foi fundamental na construção de diversas obras reconhecidas hoje no país, como: o Quartel dos Dragões de Vila Bela, no Mato Grosso, o Forte Coimbra, no Mato Grosso do Sul e o Real Forte Príncipe da Beira, em Rondônia. 

Acometido por uma doença, que resultou em seu falecimento em janeiro de 1809, seu legado o levou a ser homenageado com o título de Patrono do Quadro de Engenharia do Exército Brasileiro, e a data de seu nascimento escolhida como o Dia do Quadro de Engenheiros Militares. 

O Crea-RJ parabeniza todos os(as) Engenheiros(as) Militares e do Quadro de Engenheiros Militares, que com seus conhecimentos e competências técnicas, transformam de forma positiva e inovadora o desenvolvimento da sociedade, sempre assegurando a segurança e bem-estar de todos. 

Dia do(a) Engenheiro(a) Militar e Quadro de Engenheiros Militares