Dia do(a) Engenheiro(a) de Aquicultura

A Engenharia de Aquicultura é um ramo da Engenharia que desempenha atividades referentes ao cultivo de organismos aquáticos, principalmente peixes, crustáceos, moluscos, algas e outros recursos naturais aquáticos com objetivo de produção de alimentos e utilização da riqueza biológica dos mares, ambientes estuarinos, lagos e cursos d’água, visando à mitigação de impactos ambientais e preservação dos estoques pesqueiros, assim como da própria fauna aquática. 

O engenheiro de aquicultura desempenha um papel econômico e social de extrema importância para a produção de alimentos de alta qualidade nutricional, além de fomentar a indústria gerando emprego, renda e potencial promoção de equiparação social em atividades de baixo impacto ambiental.  Com o aumento da demanda por proteína animal no Brasil, especificamente pescado que excede 14,50 quilos por pessoa, aumentar a produção de alimentos respeitando os limites de sustentabilidade se tornou um dos maiores desafios da aquicultura, pois demanda profissionais que possuam conhecimento tecnológico e biológico específico para proporcionar um melhor desempenho produtivo nas atividades de produção de organismos aquáticos. 

O curso de Engenharia de Aquicultura foi regulamentado pelo Ministério da Educação - MEC e as atividades desempenhadas pelos profissionais formados na área foram normatizadas pela Resolução Nº 218, publicada em 29 de junho de 1973 do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea). 

Em 14 de julho, comemora-se o Dia do(a) Engenheiro(a0 de Aquicultura. 

Graduação

O curso de Engenharia de Aquicultura, confere o título de bacharelado e possui duração média de quatro a cinco anos. Trata-se de uma jornada que prepara os estudantes para se tornarem especialistas na criação, produção e conservação de organismos aquáticos, com disciplinas como botânica aquática, zoologia dos invertebrados aquáticos e citologia, em especial como masterizar matérias básicas como matemática, física e química. Os alunos também têm a oportunidade de realizar estágios em empresas do setor, onde podem aplicar seus conhecimentos em situações reais, desenvolvendo habilidades práticas e adquirindo uma visão aprofundada das operações diárias da indústria de Engenharia de Pesca. 

Pós-graduação

A pós-graduação em Engenharia de Aquicultura, assim como o mestrado e doutorado, oferece diversas oportunidades para que o profissional possa se desenvolver profissionalmente, colocando em prática habilidades e competências que serão usadas futuramente, além de aprofundar sua compreensão dos princípios fundamentais da indústria, como maricultura, hidrologia e manejo de bacias hidrográficas, ciência do solo e ecologia assim como bioquímica, histologia, produção de alimento vivo, qualidade de água e tecnologia do pescado. 

O Brasil é um dos principais produtores globais de peixes em cativeiro, sendo as regiões costeiras, especialmente o Nordeste e o Sul, as mais ativas na busca por profissionais desse setor. Esses especialistas têm oportunidades de trabalho em universidades, institutos de pesquisa científica, empresas especializadas em aquicultura e melhoramento genético, órgãos públicos, além de construtoras envolvidas em projetos de conservação e impacto ambiental.

A Engenharia de Aquicultura possui uma gama de especializações que podem ser focadas em diferentes aspectos da indústria de pesca, podendo esse profissional se especializar nas seguintes áreas:

  • Biotecnologia: área focada nos estudos relacionados à Engenharia genética, produção de organismos aquáticos em sistema multitrófico, avaliação de compostos antioxidantes na aquicultura, processamento e bioprodutos extraídos de organismos aquáticos. 
  • Gestão em Aquicultura: focada nas áreas de aquicultura e pesca, com ênfase no planejamento e implementação de práticas sustentáveis para minimizar os impactos ambientais da indústria e promover a conservação desses ecossistemas. Essa especialização inclui temas como biotecnologia na reprodução e manejo de gametas, gestão de pessoas e processos, licenciamento ambiental e monitoramento ambiental (municipal, estadual e federal). 
  • Nutrição e Alimentação Aquática: estuda os requisitos nutricionais de organismos aquáticos, assim como o desenvolvimento de dietas eficientes para otimizar o crescimento e a saúde dos animais. 
  • Engenharia de Sistemas Aquáticos: foca no design, construção e gestão de sistemas aquáticos para a produção de peixes, crustáceos e plantas aquáticas, incluindo tanques de cultivo, sistemas de recirculação de água e infraestrutura para controle ambiental. 

Dia do(a) Engenheiro(a) de Aquicultura