No dia 10 de março, é celebrado o Dia do Telefone. Um meio de comunicação indispensável na contemporaneidade, a data é uma homenagem à primeira transmissão elétrica de fala realizada por Alexander Graham Bell, cientista e professor norte-americano de origem escocesa, em parceria com Thomas Augustus Watson, em 10 de março de 1876.
Realizado como um aprimoramento do telégrafo, criado em 1835 por Samuel Finley Morse, que já permitia a transmissão de uma mensagem por vez, o primeiro telefone era composto por um transmissor e um receptor conectados por um fio e marcou a comunicação à distância. Sendo assim, para transmitir a voz, era necessário um microfone primário que transformava o som em sinais elétricos, que viajavam do fio até o receptor. Quando o som chegava a esse receptor, era transformado de volta em som audível.
Outros inventores, como Antonio Meucci e Elisha Grey desenvolveram tecnologias semelhantes. Grey no mesmo ano já trabalhava no seu próprio protótipo de telefone, registrou a patente horas depois de Graham Bell, no dia 14 de fevereiro de 1876, e Meucci, italiano que vivia nos Estados Unidos, ainda conseguiu apresentar a versão inicial de seu dispositivo em 1854, mas não conseguiu patentear por questões financeiras.
História da invenção
Na primeira transmissão, a partir de seu telefone que estava no sótão, Bell conseguiu falar com Watson, de outro cômodo a seguinte frase: “Senhor Watson, venha aqui, preciso vê-lo!”. Após esse feito, Graham Bell levou o telefone para a Exposição Universal da Filadélfia (Centennial Exhibition), que aconteceu em 1876 em homenagem aos cem anos dos Estados Unidos.
E foi nessa exposição que Dom Pedro II reconheceu Bell, já que os dois já haviam se conhecido na escola de surdos-mudos em Boston, local onde Bell lecionava. O Imperador ficou interessado no telefone, e participou da demonstração. Bell ficou à distância com o aparelho transmissor, e começou a recitar os versos de Shakespeare: “Ser ou não ser”, e com isso Graham Bell conseguiu atrair os jurados, a imprensa e o público para o que viria revolucionar a forma de se comunicar.
Em 1877, Graham Bell e seu sogro Gardiner Hubbard fundaram a Companhia Telefônica Bell (Bell Telephone Company), atualmente a American Telephone & Telegraph (AT&T), sendo responsável pela implantação e difusão do telefone nos Estados Unidos e ao redor do mundo.
O telefone no Brasil
Dom Pedro II foi o primeiro a comprar ações da companhia de Bell e no mesmo ano aconteceu a instalação dos primeiros telefones no Brasil, localizado no Palácio Imperial da Quinta da Boa Vista, ingressando em território nacional um ano depois de sua criação, em 1877. As primeiras redes foram instaladas no Rio de Janeiro, capital do Império, e São Paulo e o país foi o primeiro país após os Estados Unidos a possuir linhas telefônicas.
A primeira companhia brasileira foi fundada em 1883, a Companhia Telefônica Brasileira, que veio a se tornar a Telerj, voltada para os serviços na área do Rio de Janeiro. A privatização das empresas estatais ocorreu nos anos de 1990 e a ativação dos primeiros celulares foi em São Paulo, em 1998. A telefonia celular democratizou o acesso ao telefone no país, diminuindo as distâncias e levando vozes a lugares remotos.
Evolução do telefone
Até o modelo móvel e com acesso a internet, foi um longo caminho de evolução tecnológica. Em 1880, surgiram os primeiros telefones com discagem manual e início da criação das primeiras linhas telefônicas conectadas por operadores. Já em 1915, foi feita a primeira ligação transcontinental nos EUA, conectando Nova York a São Francisco.
O ano de 1940 ficou marcado pela introdução dos telefones rotativos, garantindo mais autonomia aos usuários para que eles discassem diretamente o número desejado, sem a necessidade de passar para uma telefonista da central para fazer o redirecionamento para o local desejado. Em 1963, o sistema de discagem por tom (DTMF) foi melhorado para o sistema de discagem rotativa.
A mobilidade começou a dar seus primeiros passos com o lançamento do telefone sem fio em 1980 e com a expansão da tecnologia de telefonia celular, aumentou o número de usuários móveis. Na década dos anos 2000 e 2010, foram desenvolvidos os smartphones, que revolucionaram ainda mais a forma de se comunicar, mais rápido e eficiente, como se fossem mini computadores na palma da mão. Internet, câmera e aplicativos se tornaram partes indispensáveis desse aparelho. Atualmente, a tecnologia 5G está sendo ampliada para proporcionar mais velocidade de conexão e ainda mais recursos nos celulares.
O Crea-RJ celebra o Dia do telefone e destaca a importância do conhecimento para o desenvolvimento de novas tecnologias que possam facilitar a vida de todos, otimizar processos e dissolver barreiras para que cada vez mais todos avancem juntos.