Em 18 de janeiro celebra-se o Dia da Universidade, data que homenageia as instituições responsáveis por oferecer ensino superior, pesquisa e extensão. As universidades são destaque na democratização ao acesso do conhecimento, contribuindo com a sociedade para seu desenvolvimento e sua transformação.
Segundo o Decreto Federal nº 5.773/06, as Instituições de Educação Superior (IES), seguindo com sua organização e respectivas prerrogativas acadêmicas, são credenciadas como: faculdades, centros universitários e universidades. A pesquisa realizada pelo Inep, com base em microdados do Censo da Educação Superior, mostra que o Brasil possui 2.595 instituições de ensino superior, compostas majoritariamente por faculdades, 75,8%; dentre as universidades, a maioria é pública, 56,1%.
O Artigo 207 da Constituição Federal de 1988 diz que “as universidades gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, e obedecerão ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão". Ainda, segundo o Artigo 52 da Lei nº 9.394 de 20 de Dezembro de 1996 (LDB), as universidades são instituições pluridisciplinares de formação dos quadros profissionais de nível superior, de pesquisa, de extensão, que se caracterizam por:
- Produção intelectual institucionalizada mediante o estudo sistemático dos temas e problemas mais relevantes, tanto do ponto de vista científico e cultural quanto regional e nacional;
- Um terço do corpo docente, pelo menos, com titulação acadêmica de mestrado ou doutorado;
- Um terço do corpo docente em regime de tempo integral.
Descobertas feitas por universidades brasileiras
A ciência feita em território nacional ganha destaque nas universidades brasileiras, que também lideram pesquisas para o desenvolvimento da sociedade, impactando na melhoria da saúde e nos seus aspectos econômicos e políticos. Algumas das descobertas: medicamento contra náuseas (USP); vacina contra a cocaína (UFMG); pele de tilápia para queimaduras (UFC); terapia com LED (UFBA); protetor solar de maracujá (UFBA); Inteligência Artificial no Judiciário (UFCG) corante sustentável (UFRJ); sorvete como complemento alimentar em quimioterapia (UFSC); sensor para diagnóstico da doença de Alzheimer (UFSCar); automóvel robótico autônomo inteligente (Iara) (UFES).
Ensino, pesquisa e extensão
Ensino diz respeito às atividades voltadas para o aprendizado dos estudantes, como as horas específicas às aulas, laboratórios e atividades de monitoria a fim de fomentar a produção científica. A Lei n° 9.594, de 1996, estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, onde o ensino superior possibilita “estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo”.
Pesquisa diz respeito às atividades que são desenvolvidas por intermédio de investigação sistemática, promovido pelo levantamento de informações, hipóteses e dados acerca de temáticas, dentro das áreas do conhecimento, a fim de analisar, interpretar e compreender dados. As ações desenvolvidas com o objetivo de fomentar as atividades de pesquisa dentro das universidades geralmente acontecem por meio da Iniciação Científica, Monografia e Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Estes trabalhos são consequência de projetos realizados entre professores e alunos, visando a contribuir para a compreensão da realidade atual, a produção de novos conhecimentos e tecnologias, a promoção da ciência regional e inovação.
Extensão é a parte que possibilita a união entre a comunidade acadêmica e as pessoas de fora da universidade, ou seja, a sociedade, promovendo o diálogo entre o conhecimento teórico e científico ao saber popular. O Plano Nacional de Extensão Universitária, elaborado pelo Fórum de Pró-Reitores das Universidades Públicas Brasileiras e pela Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação e do Desporto aponta que a “Extensão é uma via de mão-dupla, com trânsito assegurado à comunidade acadêmica, que encontrará, na sociedade, a oportunidade de elaboração da práxis de um conhecimento acadêmico. No retorno à Universidade, docentes e discentes trazem um aprendizado que, submetido à reflexão teórica, será acrescido àquele conhecimento”.
O Crea-RJ comemora e reconhece a importância das Universidades para a democratização da educação e para a formação de indivíduos que estarão aptos não somente a executar determinada tarefa ou profissão, mas também a ver o mundo para além do óbvio, ajudando a construir um futuro onde todos possam estar incluídos e se desenvolvam no âmbito humano, social, político e econômico.
Fonte: Universidade Estadual do Pará (UEPA) e Universidade Federal do Norte de Tocantins (UFNT)