Dia da Independência do Brasil

No dia 7 de setembro comemoramos o Dia da Independência do Brasil.

Há 202 anos, em 1822, Dom Pedro de Alcântara de Bragança, então príncipe regente do Brasil, proferiu o célebre grito “Independência ou Morte”, conhecido como o “Grito do Ipiranga”, às margens do Rio com o mesmo nome, em São Paulo. 

O Dia da Independência do Brasil celebra a emancipação do povo brasileiro do Reino de Portugal, tornando-se uma nação independente, e não mais um estatuto colonial. 

O processo da Independência 

A chegada da família real portuguesa ao Brasil em 1808 trouxe transformações significativas, como a abertura dos portos ao comércio estrangeiro e o desenvolvimento econômico. 

No entanto, também gerou insatisfação, manifestada na Revolução Pernambucana de 1817 e na Revolução Liberal do Porto de 1820, que forçou D. João VI a retornar a Portugal e seu filho, D. Pedro de Alcântara de Bragança, a tornar-se  príncipe regente do Brasil. 

Durante a regência de D. Pedro, as cortes portuguesas tomaram medidas impopulares, como a tentativa de transferir instituições brasileiras para Portugal e exigir o retorno do príncipe à sua terra natal. Isso gerou resistência no Brasil e fortaleceu o movimento pela independência. 

Em janeiro de 1822, um documento com mais de 8 mil assinaturas exigiu que D. Pedro permanecesse no Brasil, e ele teria declarado: “Como é para bem de todos e felicidade geral da nação, estou pronto; diga ao povo que fico.”

O processo de independência culminou no dia 7 de setembro de 1822, quando D. Pedro declarou a independência do Brasil às margens do Rio Ipiranga. Embora a independência tenha sido proclamada nesta data, o processo se estendeu com uma guerra de independência e a posterior aclamação e coroação de D. Pedro I como imperador do Brasil.

O Crea-RJ comemora a Independência do Brasil, assim como a luta pela democracia, em prol de um país mais justo e igualitário.

Confira o vídeo

 

 

Dia da Independência do Brasil