CREA-RJ: o primeiro ano marcado por construção de ‘pontes’

Neste dia 2 de janeiro de 2025, nossa gestão à frente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (CREA-RJ) completa um ano. O mandato tem sido marcado pela inovação e por uma estratégia de construção de “pontes” – muito diálogo e parcerias – com o principal objetivo de inserir a entidade no contexto político e socioeconômico do Rio de Janeiro, valorizando os profissionais de engenharia, agronomia e geociências onde quer que eles estejam.

Tenho afirmado que o Conselho precisa se comunicar de modo mais eficaz. Por isso, considero importante investir na melhoria da comunicação com os profissionais e a sociedade.

Dentro dessa estratégia, nossa gestão conseguiu dialogar com a sociedade através de frequente presença do CREA-RJ na mídia profissional, como “Fantástico” e “RJTV”, da TV Globo; “Domingo Espetacular”, da Rede Record; Rádio Tupi; e em grandes jornais como “O Globo”, “O Dia” e “Extra”. Ao longo do ano foram mais de 1.000 inserções nas mídias digital, eletrônica e impressa. O crescimento da comunicação repercutiu nas redes sociais do CREA-RJ. O perfil do Instagram alcançou 20 mil seguidores, um aumento de aproximadamente 20% em 2024. O canal do Conselho no YouTube atingiu a marca de 294 mil visualizações, num total de 8,4 mil horas de conteúdo assistido.

Outra ‘ponte’ foi o relacionamento com os profissionais. O horário de atendimento foi ampliado em mais duas horas diárias e unificado. Essa estratégia permitiu reduzir de 48 horas para 24 horas o prazo de resposta por e-mail, por exemplo. Houve também redução do tempo médio de espera para atendimento no chat.

 

A emissão da certidão historicamente mais complexa do CREA-RJ, CAT (Certidão de Acervo Técnico), devido ao trabalho de uma força tarefa, registrou aumento de mais de 67% até novembro deste ano, em relação ao ano passado. O número passou de 2.466 em 2023 para mais de 4.000 até novembro de 2024.

Com essas ações a nota do CREA-RJ no Reclame Aqui subiu 0,5 pontos, conquistando o conceito “Bom”. Historicamente, é a maior avaliação do CREA-RJ, e a frente dos outros CREAs de todo o Brasil.

Mais uma “ponte” do CREA-RJ foi de defesa da sociedade por meio de um trabalho vigoroso da Fiscalização. Foram mais de 30 mil ações que acarretaram quase em 3.000 autos de infrações. Muitas dessas com base em denúncias recebidas pelo CREA, como dois casos emblemáticos: a ameaça de queda de uma ponte na região portuária de Niterói, e do desastre ambiental causado pelo vazamento de um produto petroquímico em Guapimirim, comprometendo o abastecimento de água de cerca de dois milhões de pessoas, no Sistema Imunana-Laranjal. A combinação da fiscalização presente com uma comunicação forte pressionou os órgãos competentes que agissem na mudança desses casos, como por exemplo a ameaça da queda da ponte, em que a prefeitura de Niterói iniciou as obras 3 dias após nossa divulgação da denúncia.

Outra pauta trabalhada pelo CREA-RJ foi a ação nos grandes eventos. Foram mais de 400 fiscalizados em todo o estado em 2024. Um dos megaeventos, o Rock in Rio, teve a novidade de QR-Code nos equipamentos de infraestrutura permitindo fácil acesso do público aos responsáveis técnicos pelas obras e serviços.

Os alicerces das “pontes para o futuro” do CREA já estão projetados hoje. O CREA-RJ terá uma nova estrutura organizacional, que entra em vigor no início de 2025. A implantação de um novo sistema corporativo, que envolve mudanças de tecnologia, vai permitir a implementação da anuidade zero, um programa de cashback no pagamento do valor que poderá chegar em até 100% de desconto. A emissão de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) e Certidão de Acervo Técnico (CAT) terá uma estrutura tecnológica mais aprimorada a fim de se obter melhores resultados no setor.

Com tudo isso e muito mais, acreditamos que o CREA-RJ estará cada vez mais preparado para atender aos profissionais com maior constância e agilidade e defender a sociedade contra negligências e o exercício ilegal da profissão.

CREA-RJ: o primeiro ano marcado por construção de ‘pontes’