
Com o objetivo de se aproximar cada vez mais das instituições de ensino das áreas da Engenharia, Agronomia e Geociências, que formam os futuros profissionais do setor, o CREA-RJ marcou presença na colação de grau das Engenharias da Universidade Salgado de Oliveira (Universo), que aconteceu no Clube Português de Niterói, nesta quinta, 6 de fevereiro.
No evento, o Coordenador da Regional Metropolitana Leste, Otassano Panetto, representou o CREA-RJ na mesa solene da formatura das turmas de Engenharia. “Foi uma honra ter participado da colação de grau dos alunos com a entrega das carteiras provisórias do CREA-RJ. É uma aproximação do CREA-RJ com as universidades, e isso é muito importante para a nossa coordenação”, avalia.
Além de Otassano Panetto, prestigiaram a formatura, a gerente de relações institucionais do CREA-RJ, Landijara Duarte; o Gerente de Fiscalização, Cosme Chiniara; o Coordenador de Registros e Cadastros, Wallace Ronda, e o assessor da presidência, Rodrigo Motta, juntamente com o diretor geral da Mútua/RJ, Jamerson Freitas.
"Foi gratificante participar desta cerimônia e estreitarmos a relação com os profissionais recém-formados. Nesta nova fase, eles poderão contar com os programas estratégicos: CREA-Jovem e Progredir para desenvolver suas habilidades e conhecimentos", afirma Landijara Duarte, gerente de relações institucionais e programas estratégicos do CREA-RJ.
Graduaram-se 32 alunos de Engenharia Civil; 14 de Engenharia de Produção; 11 de Engenharia Elétrica; e 6 de Engenharia Ambiental. O curso de Engenharia Civil foi criado em 2012 e formou ontem a sua 17ª turma, já o curso de Engenharia Mecânica é novo e deve formar a primeira turma no final de 2026.
Para o gestor e coordenador do Curso de Engenharia da Universo, professor Alexandre Calheiros “é importante que a nossa ‘casa’ maior, o CREA-RJ, esteja próxima da universidade, tomando conhecimento do que fazemos e ao mesmo tempo amparando os nossos acadêmicos que serão os futuros profissionais de engenharia”.
Ele completa: “Assim como nós acolhemos os nossos alunos com amor e responsabilidade é fundamental que eles se sintam amparados pelo Conselho e saibam o que o Conselho significa para eles. Que eles vejam o Conselho não só como um órgão fiscalizador das suas atividades mas, principalmente, como um órgão orientador e dinamizador da sua profissão. Que eles, efetivamente, se sintam amparados e protegidos como profissionais. Precisamos fazer uma Engenharia sólida e bem fincada nas suas bases. Só assim teremos um CREA-RJ forte e respeitado por todos. O CREA-RJ presente na colação de grau é um bom começo. Uma demonstração de acolhimento. Os formandos se sentem muito seguros e felizes com isso”.
Os formandos de Engenharia da Universidade Salgado de Oliveira fizeram questão de posar para as fotos segurando a carteira provisória do CREA-RJ, primeiro passo rumo ao futuro profissional.
