O "Seminário Nacional Cidades Sustentáveis" reunirá líderes e pensadores para discutir o futuro das cidades no Brasil e no mundo, com um enfoque especial no Rio de Janeiro. No dia 31 de julho, na sede do Clube de Engenharia, no coração do Rio, cerca de 400 participantes presenciais contarão com programação de palestras e networking . Além disso, o evento contará de uma experiência por meio de um ambiente metaverso, onde os participantes serão estimulados a viver algo inovador que simula de forma realista o espaço físico.
No dia 1º de agosto, será realizada uma visita técnica, com conteúdo exclusivo disponibilizado para os inscritos. Os cinco primeiros participantes que chegarem ao evento serão convidados a participar de uma visita guiada à unidade com práticas sustentáveis.
O seminário apresentará palestrantes renomados, líderes na pesquisa e implementação de soluções sustentáveis para nossas cidades. Empresários, gestores públicos, acadêmicos e todos interessados em um futuro urbano mais sustentável encontrarão neste evento uma plataforma para aprender, debater e contribuir com novas ideias e práticas.
Com o Rio se preparando para o futuro por meio de iniciativas como a Rio 2030, outro evento que acontecerá na cidade, este seminário se destaca como uma oportunidade para explorar como moldar cidades mais resilientes e sustentáveis. Prometendo ser um marco na discussão e implementação de soluções urbanas inteligentes e responsáveis, prepare-se para se conectar com ideias transformadoras e colaborar com outros que compartilham a visão de um futuro urbano mais sustentável e inclusivo.
Programação:
31 DE JULHO
08h às 08h30 – Credenciamento
09h – ABERTURA
10h – Palestra magna
A IMPORTÂNCIA DA TRANSIÇÃO DAS CIDADES PARA A SUSTENTABILIDADE E RESILIÊNCIA EM UM CONTEXTO DE MUDANÇAS CLIMÁTICAS
Com Fernando Gabeira e Miriam Duailibi
12h às 13h – Intervalo para almoço
13h – Palestra seguida de debate
A RELEVÂNCIA DAS FLORESTAS URBANAS NO ÂMBITO DAS CIDADES SUSTENTÁVEIS
Com Beto Mesquita e Sônia Peixoto
14h – Palestra seguida de debate
CIDADES INTELIGENTES E SUSTENTÁVEIS – CASE DE SUCESSO“VIVEIRO CERRADO”
Com Gustavo Mendanha, Francisco de Almeida e Marcela de Almeida
15h05 – Palestra seguida de debate
POLÍTICAS PÚBLICAS: ENERGIA – IMPACTOS AMBIENTAIS E SOCIOECONÔMICOS NA SUSTENTABILIDADE
Com Wagner Victer e Heloisa Borges Esteves
16h – Palestra seguida de debate
DESENVOLVIMENTO URBANO NO CONTEXTO DAS CIDADES SUSTENTÁVEIS
Com Tomaz Amaral Lotufo e Ricardo Cardim
16h55 – Palestra seguida de debate
SOLUÇÕES SANITÁRIAS PARA CIDADES SUSTENTÁVEIS
Com Juliana Carolina Alencar e Marília Melo
17h50 – Palestra seguida de debate
POLÍTICAS PÚBLICAS: TRANSPORTE – IMPACTOS NA SUSTENTABILIDADE
Com Nazareno Affonso e Eduardo Bernhardt
18h40 – ENCERRAMENTO
01 DE AGOSTO
Visita técnica a empreendimento sustentável
11h às 15h
Sobre os Participantes:
Fernando Gabeira é jornalista, escritor e político brasileiro, destacando-se por sua militância em defesa do meio ambiente e dos direitos humanos, além de sua contribuição significativa como deputado federal.
Miriam Duailibi é jornalista, escritora e educadora ambiental, conhecida por seu trabalho no Instituto ECOAR para Cidadania e em diversas organizações dedicadas à sustentabilidade e educação ambiental.
Beto Mesquita é engenheiro florestal e diretor de Florestas e Políticas Públicas da BVRio, com extensa experiência em projetos de conservação ambiental e gestão de áreas protegidas.
Sônia Lúcia Peixoto é bióloga e especialista em gestão de unidades de conservação, com ampla atuação na Secretaria Municipal de Meio Ambiente do Rio de Janeiro e no Ministério do Meio Ambiente.
Wagner Victer é engenheiro com vasta experiência. Ingressou na Petrobras há 37 anos. Victer esteve a frente da Secretaria Estado de Indústria Naval, Energia e Petróleo, foi presidente da Cedae e também é ex-secretário Estadual de Educação . Ao longo de sua carreira, tem contribuído significativamente em diversos setores, como energia, infraestrutura, e saneamento.
Heloísa Borges Esteves é diretora de Estudos do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis da EPE, advogada especializada em direito ambiental, diretora consultora jurídica para organizações e empresas de sustentabilidade, com expertise na legislação brasileira.
Juliana Alencar é engenheira ambiental e bióloga, com expertise em manejo sustentável de bacias hidrográficas e projetos de infraestrutura urbana.
Marília Melo é engenheira civil e especialista em recursos hídricos, atualmente Secretária Estadual de Meio Ambiente, com destacada atuação na gestão ambiental e políticas públicas em Minas Gerais.
Gustavo Mendanha é prefeito de Aparecida de Goiânia e lidera projetos inovadores em cidades inteligentes e sustentáveis.
Francisco Almeida é engenheiro e presidente da Mútua Nacional, com vasta experiência em políticas públicas e desenvolvimento urbano.
Marcella de Almeida Castro Abrantes Linguitte é engenheira ambiental e advogada, com expertise em gestão ambiental e sustentabilidade urbana.
Tomaz Lotufo é arquiteto urbanista e permacultor, especialista em arquitetura de baixo impacto ambiental e sustentabilidade.
Ricardo Cardim é paisagista e botânico, reconhecido por seus projetos de restauração ambiental e contribuições para a conservação da biodiversidade urbana.
Nazareno Affonso é biólogo e mestre em ecologia, com experiência em conservação da biodiversidade na região Amazônica, coordenando projetos de preservação ambiental.
Eduardo Bernhardt é educador ambiental e diretor da Transporte Ativo. É especialista em coleta seletiva na ONG Ecomarapendi, e ministra Ecologia. Em 2019, coordenou a delegação brasileira na Conferência Velo-City em Dublin, promovendo a mobilidade sustentável.